terça-feira, 23 de março de 2010

Motolâncias vão agilizar atendimento do SAMU Litoral Leste


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Litoral Leste recebe nesta terça-feira novos veículos para agilizar a assistência aos pacientes. O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, faz hoje, às 17 horas, a entrega de duas motolâncias, que são motocicletas adaptadas para o atendimento de urgência, durante a inauguração da unidade da Rede BiblioSUS no Eusébio, que vai funcionar no Núcleo de Educação Permanente do SAMU Litoral Leste, na Rua da Paz, 29, Centro.

A moto a serviço do SAMU 192 é pilotada por um técnico de enfermagem e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência em localidades onde o fluxo de trânsito é muito intenso ou em territórios de difícil acesso que as ambulâncias muitas vezes não conseguem passar com facilidade. Os veículos de intervenção rápida (motolância SAMU 192) antecedem a chegada da ambulância de suporte avançado para adiantar o atendimento e estabilizar a vítima.

As motolâncias SAMU 192 promovem o atendimento rápido e diminuição do tempo-resposta o que interfere muito na vida que está sendo socorrido, pois quando mais rápido chegar o socorro à vítima menor serão as possibilidades de óbitos e seqüelas mais agravantes. As motolâncias são úteis principalmente nos casos de doenças cardiovasculares como: infartos, anginas, ataques cardíacos e derrames cerebrais, nestes casos quanto menor o tempo do socorro menor serão as seqüelas.

Com a inauguração da unidade da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde - Brasil (Rede BiblioSUS), a Secretaria da Saúde tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde pública, disseminadas por meio do modelo BVS (Biblioteca Virtual em Saúde Pública) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde. A Estação BVS garante acesso livre e gratuito às informações em saúde. Com a orientação de um profissional especializado, o usuário pode pesquisar em mais de 15 milhões de referências e textos completos de publicações nacionais e internacionais. O serviço atende a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde e a todo cidadão interessado.

Após a inauguração da unidade da Rede BiblioSUS, o secretário João Ananias dá início ao Curso de Suporte Básico de Vida, oferecido pelo SAMU Litoral Leste para 42 agentes comunitários de saúde do município de Aquiraz. Com o curso, os agentes de saúde serão capacitados a prestar os primeiros socorros em casos de urgência, ajudando a salvar vidas.


Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará

Ceará terá o primeiro banco público de cordão umbilical

O primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da rede pública de saúde do Ceará vai ser inaugurado ainda no primeiro semestre de 2010. A entrega das obras da estrutura física do prédio, em Fortaleza, será feita nesta terça-feira, 23, às 15 horas, na sede do Hemoce. Estarão presentes o secretário da Saúde do Estado, João Ananias, o diretor da Rede BrasilCord, Luís Fernando Bouzas, e a diretora-geral do Hemoce, Dra. Luciana Carlos. As obras começaram em julho de 2009 na sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, em Fortaleza. A unidade faz parte de um projeto maior da Rede BrasilCord, do Ministério da Saúde, que está formando um conjunto de bancos de sangue de cordão umbilical e placentário interligados para atender a demanda de transplantes e pesquisa de células embrionárias no País.

Através do convênio assinado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2008, a Rede BrasilCord recebeu um investimento de R$ 31,5 milhões do Fundo Social do BNDES para a construção de unidades no Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Hoje, o sistema já conta com quatro bancos instalados, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. A meta é armazenar cerca de 50 mil cordões umbilicais nos 12 bancos que passarão a formar a Rede, número considerado ideal para, junto com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), suprir a demanda de transplantes no Brasil.

Além da construção dos novos bancos de cordão, o recurso do BNDES será utilizado na compra de equipamentos das unidades já em funcionamento e treinamento de pessoal. São R$ 4 milhões em investimentos só no Ceará. No dia 9 de outubro de 2009, aconteceu a primeira coleta de sangue de cordão umbilical e placentário da rede pública estadual de saúde, como treinamento para o trabalho que será desenvolvido para suprir a demanda do Banco de Sangue de Cordão. A equipe foi formada pela enfermeira Márcia Maria Bruno Araújo, do Centro de Hematologia e Hemoterapia - Hemoce; o médico obstetra Francisco Jerônimo de Sousa Neto, do Hospital Geral César Cals; e a médica cancerologista pediátrica Fabíola Maria de Melo, do Hospital Infantil Albert Sabin. Os três realizaram a coleta no Hospital Geral César Cals, em Fortaleza, e o material retirado da placenta e do cordão umbilical da mãe foi doado para o Banco de Sangue do Instituto Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Ele ficará disponível para atender qualquer paciente que tenha compatibilidade genética com o material.

Novo irradiador de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará é o primeiro hemocentro do Nordeste a adquirir um equipamento que pode salvar a vida de muitas pessoas, chamado "irradiador". É que alguns pacientes que precisam receber transfusão de componentes do sangue (como bolsas de hemácias e plaquetas) ficam suscetíveis a complicações imunológicas. Isso porque o organismo não tem defesa suficiente para lidar com o material que será transfundido. Por isso, é necessário que esse material seja "bombardeado" por um tipo de radiação com raios gama, como forma de "limpar" esse material de células que possam prejudicar o organismo do paciente que recebe a transfusão. Esse bombardeamento é feito no irradiador.

A irradiação é indicada em transfusões intra-uterinas; para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso; para pacientes portadores de imunodeficiências congênitas graves; para pacientes que acabaram de ser transplantados de medula óssea ou de células de cordão umbilical; para pacientes transplantados do coração e do pulmão; para portadores de linfomas, algumas leucemias e anemias, além de outros casos. Antes da chegada do equipamento, o Hemoce fazia a irradiação das bolsas de hemácias e plaquetas, mas ainda não era o suficiente para suprir a demanda total. No ano passado, o Hemoce conseguiu transfundir 218 bolsas de plaquetas ou hemácias irradiadas. Uma média de 18 por mês. O novo aparelho demora no máximo 40 minutos para concluir uma irradiação. Essa rapidez possibilita uma média alta de procedimentos por dia.

Assessora de Imprensa do Hemoce

Como escovar os dentes

Qual a maneira certa de escovar?

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

* Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

* Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.

* Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.
Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar
Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

Que tipo de escova dental devo usar?

A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar. Muitos escolhem a escova elétrica como a melhor alternativa, pois ela limpa com maior facilidade e é particularmente indicada para pessoas que têm dificuldade para higiene bucal ou tem menor destreza manual.

Qual a importância do creme dental na escovação?

É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite ,tártaro, manchas e sensibilidade. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado. Para encontrar o creme dental Colgate correto para você, clique aqui.

Quando devo trocar minha escova dental?

Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2008 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados

Dengue: em dois meses de 2010, o dobro de casos registrados em 2009

A dengue fugiu de controle no Brasil. Só nestes três primeiros meses foram registrados 108.640 casos - mais do que o dobro de todo o ano de 2009 (51.873). A doença está presente em todas as regiões do país, mas no Centro-Oeste a situação é mais grave - 62.658 pessoas já foram infectadas nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, segundo informativo divulgado pelo Ministério da Saúde em fevereiro (veja quadro abaixo).

Um relatório atualizado será divulgado nos próximos dias, confirmando o estado de epidemia na região. A maior incidência de pessoas infectadas está em Goiás. Foram 53.981 casos registrados até a terceira semana de março, um aumento de 507,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro, eram 25.079 pessoas doentes. No total, 17 pessoas morreram, sendo oito na capital Goiânia.

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso registrou mais 1.429 casos de dengue no estado na terceira semana de março. No acumulado deste ano, já foram notificadas 24.140 ocorrências, número 758% acima do verificado em igual período de 2010, quando foram registrados 2.813 casos. Em fevereiro (veja a tabela) eram 15.362 pessoas infectadas. A região metropolitana concentra o maior número de casos. Em Cuiabá, foram registradas 2.236 ocorrências de dengue neste ano, das quais 157 foram notificadas como grave. Cinco óbitos foram registrados


No Mato Grosso do Sul, a situação é ainda pior. Até o último dia 6, 11 mortes foram registradas, com 32.225 notificações de casos. Pelos dados apresentados em fevereiro, eram 21.050 as pessoas infectadas. A capital Campo Grande vive um caso de calamidade - com 20.250 notificações, a cidade tem incidência de 2.682 casos para cada 100 mil habitantes.
No Distrito Federal, 200 militares treinados pela Secretaria de Saúde se uniram nesta segunda-feira aos agentes ambientais na tentativa de conter a epidemia de dengue na região. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram confirmados 1.541 casos e outros 3.681 estão sob investigação (em 2009, esses números eram respectivamente, 111 e 520). Na prática, um aumento de mais de 1.300% no número de casos confirmados.

Outras regiões

O Rio Grande do Sul registrou em uma semana cerca de 600 novos casos de dengue no estado, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Até o último dia 13, a secretaria havia recebido 2.052 notificações de casos de dengue desde o dia 22 de fevereiro, quando o atual surto da doença foi detectado. E de 22 de fevereiro até ontem, 20 de março, foram divulgados 2.616 casos, segundo a secretaria. O município de Ijuí tem a maioria desses registros: 2.151. Somente neste sábado foram 42 novas notificações no local.
Em São Paulo, o número de casos de dengue na capital mais que dobrou em uma semana. O último balanço, divulgado no dia 16 pela Secretaria Municipal da Saúde, mostra que os infectados passaram de 67 para 143, um aumento de 127% em sete dias. O total de doentes representa quase a metade de todos os casos registrados no ano passado, quando 322 pessoas contraíram dengue em São Paulo. Os casos importados (contraídos fora da cidade) somam 279.

A situação é grave na Baixada Santista. Santos e Guarujá já decretaram estado de epidemia. O Hospital Ana Costa, um dos maiores da região, registrou 63 casos da chamada dengue hemorrágica, a variação mais grave da doença. Em Santos, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram notificados 5.605 casos, sendo que apenas 680 foram confirmados. Óbitos pela doença na forma hemorrágica chegam a sete. No Guarujá, ao todo foram registradas 2.166 notificações de dengue desde o começo de 2010.
No Nordeste, a situação é preocupante no Ceará. Dos 1.663 casos de dengue confirmados no estado, nada menos que 821 foram registrados apenas em Tauá - 49% do total. Autoridades sanitárias da cidade, que fica a 344km de Fortaleza, justificam a incidência pelo retorno do tipo 1 do vírus e pela falta de água na região.

Sintomas

Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem:
- Febre alta
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Manchas vermelhas no corpo
- Dor nos ossos e articulações
- Dores abdominais
- Vômitos
- Qualquer tipo de sangramento

Tratamento:

- Manter-se em repouso
- Beber muito líquido (inclusive soro caseiro)
- Usar os medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre

Atenção

Em caso de suspeita de dengue, sempre procurar, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica

Fonte: Yahoo