sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Lideranças religiosas se tornam parceiras do Ministério da Saúde no combate à dengue

Representantes de 84 entidades participaram de reunião com o ministro Alexandre Padilha e repassarão aos fiéis orientações para prevenir a doença e evitar casos graves

Na tarde desta quinta-feira (27), o ministro da Saúde Alexandre Padilha recebeu 107 líderes de 84 entidades religiosas de todo o país. Representantes dos mais diversos credos comparecerem ao auditório Emílio Ribas, na sede do ministério da Saúde, para conhecer detalhes da campanha nacional contra a dengue e do mapa de risco de surto da doença no país. Com as informações recebidas, eles passam a reforçar as ações de mobilização contra a dengue junto aos fiéis.
O encontro foi aberto pelo secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, que apresentou os dados mais recentes sobre a dengue e as peças publicitárias elaboradas pelo Ministério da Saúde para orientação à população, gestores públicos, educadores e parceiros. Lembrando que há risco de 16 estados brasileiros enfrentarem surto da doença neste primeiro semestre, o ministro Alexandre Padilha reforçou que o combate à dengue não pode ser restrito ao setor saúde.
“O mosquito da dengue vive no dia-a-dia das pessoas, das comunidades, dos bairros... As lideranças religiosas têm o papel fundamental de juntar as pessoas, mobilizá-las, de ajudar as pessoas a tomar consciência de seus hábitos. Para enfrentar todos os problemas de saúde é muito importante a participação das lideranças religiosas, sobretudo no combate à dengue”, destacou o ministro Alexandre Padilha. “Precisamos que no culto, na missa, no encontro religioso, nas atividades e nos shows essas lideranças reforçarem junto aos fiéis a necessidade de cuidar tanto da nossa saúde quanto da nossa casa e da nossa comunidade”, completou.
As mensagens de prevenção e de orientações sobre a doença serão repassadas durante cultos e encontros religiosos. Dentre outras iniciativas, as entidades também poderão realizar mutirões de limpeza de terrenos e casas; coordenar reuniões entre fieis e equipes técnicas estaduais e municipais de Saúde para repasse de informações, além de reproduzir as peças publicitárias fornecidas pelos ministérios em sítios eletrônicos, quadro de avisos, publicações e programas de rádio e TVs ligados às várias doutrinas.
Empenho pessoal – Há quatro anos, padre George, atual pároco da Catedral de Brasília, enfrentou por quatro dias febre alta e dores intensas pelo corpo até decidir procurar um pronto socorro. “Quase morri porque pensei que era gripe, não me hidratei corretamente e demorei a ir ao médico. Fiquei cinco dias internado. A demora em buscar atendimento é que faz com que centenas morram de dengue. Por isso, estarei pessoalmente envolvido nesta campanha”, garantiu. E ele sabe bem como ajudar. “Vou falar nas missas, colocar uma faixa na Catedral para chamar atenção dos turistas e afixar panfletos ou cartazes no quadro de avisos. Temos muito a contribuir”.
O deputado e pastor da Sara Nossa Terra, Robson Rodovalho, parabenizou o ministério da Saúde pela iniciativa. “Trazer as lideranças religiosas para a propagação de políticas de saúde é uma iniciativa criativa e altamente proativa. Se contarmos apenas a Sara, o combate à dengue ganha hoje cerca de um milhão de novos colaboradores”, destacou.
Ao reconhecer o ineditismo da parceria, lideranças de religiões não cristãs foram unânimes em ressaltar que o encontro desta tarde também sinalizou o respeito do governo brasileiro ao sincretismo religioso. “Vemos aqui o reconhecimento de todas as religiões, a quebra do preconceito institucional, numa parceria única para cuidarmos do nosso povo e salvarmos vidas. Atenderemos esse chamado”, destacou o pai Alexandre de Oxalá, representante das religiões de matrizes africanas. “Há uma consciência deste novo governo de que um dos focos que mais tocam a alma, o coração das pessoas, são as lideranças religiosas. Encontros como este reforçam que nosso Estado é laico e, neste caso, que todos são fundamentais para que as informações sobre a dengue cheguem ao máximo de pessoas possível. É uma postura respeitosa e inteligente”, completou o presidente da Associação Hare Krishna do Distrito Federal, Raghu Vira Das, que representou os hare krishnas de todo o Centro-Oeste.

 
Por Ana Paixão, da Agência Saúde - ASCOM/MS
61/3315-3174

Arruda Bastos informa secretários municipais sobre fundo para a saúde

Na primeira reunião ampliada deste ano do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, a pauta número 1 foi o Fundo Estadual de Atenção Secundária à Saúde, que o governo do Estado propõe criar para ajudar na manutenção financeira de diferentes unidades de saúde de média complexidade em todo o Estado. A proposta de criação do fundo para a saúde está na Assembleia Legislativa do Estado. Aos gestores municipais de saúde, o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, falou por mais de uma hora sobre a composição e funcionamento do novo fundo. Na composição, 15% dos recursos são do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) gerados nos municípios. O fundo é constituído ainda por recursos depositados pelo Estado, que correspondem a 2/3 do valor total do fundo.
Com o Fundo Estadual de Atenção Secundária à saúde, as novas unidades em funcionamento e em construção pelo Governo do Estado, como as 21 policlínicas regionais, os 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais, as 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o SAMU Ceará passam a contar com uma fonte assegurada de manutenção financeira. Outros serviços de saúde de média complexidade, previstos em decreto do governador, também poderão ser mantidos com recursos do fundo, disse Arruda Bastos aos secretários de saúde dos municípios durante a reunião do Cosems.
Ele afirmou que "a expectativa do Ceará com a criação do fundo e geração de mais recursos para a saúde é de sensibilizar o Ministério da Saúde para a necessidade urgente em ampliar o financiamento para a saúde nos três níveis de atenção – primária, secundária e terciária". Arruda Bastos disse que ¨o fundo, quando aprovado pelos deputados estaduais, vai melhorar o perfil financeiro e da qualidade da assistência na média complexidade¨.

Fonte: SESA

Jogadores do Fortaleza e Ceará alertam torcida sobre os perigos da dengue

Os jogadores do Fortaleza e do Ceará vão entrar em campo neste domingo, 30, no estádio Castelão, carregando faixas que alertam o público esperado de 35 mil torcedores para cuidados básicos com a dengue, uma mobilização das secretarias estaduais da Saúde e do Esporte. Nas faixas está escrito “Lave e tampe as caixas d`´agua. Previna a dengue”. No Ceará, o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, são encontrados em caixas d`água. Em outra faixa a mensagem para uma ação de consciência sanitária é clara: ¨nunca deixe lixo nas ruas¨. No lixo ficam acumulados copos descartáveis, tampinhas de refrigerantes, garrafas e outros depósitos que são um risco para a proliferação do mosquito.

Nas arquibancadas uma faixa ainda maior chama a atenção para uma ação coletiva de combate à doença, trazendo a mais nova campanha do Ministério da Saúde, com o tema “Dengue: se você agir, podemos prevenir”. O placar, repetidamente, vai exibir dicas de prevenção. Assim, os torcedores sairão mobilizados do Castelão para em casa, na escola, no trabalho, na igreja, comunidade evitar que o mosquito se multiplique e reduzir o risco de epidemia no Ceará. Segundo indicadores do Ministério da Saúde, o Ceará e mais 15 Estados estão com risco muito alto de registrar epidemias de dengue neste ano.

Não é a primeira vez que a Sesa faz mobilização contra a dengue dentro do Castelão. Há dois meses, no jogo Ceará X Atlético Paranaense, pelo campeonato brasileiro, o estádio também foi tomado por uma ação de saúde, com o objetivo de despertar nas torcidas consciência coletiva e sanitária no combate à dengue. A ideia de repetir a mobilização, reforçando as mensagens de prevenção entre jogadores e torcedores, surgiu durante reunião feita pela Sesa com a participação de representantes de nove órgãos do governo do Estado, na última terça-feira, 25.

Fonte: SESA