sábado, 24 de dezembro de 2011

Os benefícios dos alimentos das ceias de final de ano

Cereja: A fruta contém baixo teor de calorias, e ainda é ótima fonte de fibras e vitaminas, especialmente A e C, de acordo com Roberta Soriano. É considerada um ótimo antioxidante e, portanto, ajuda a retardar o envelhecimento.

Romã: Outra fruta com poder antioxidante, auxilia na diminuição do colesterol LDL, fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória, diz a nutricionista Roberta Soriano. Mas para surtir algum efeito não adianta comer só as sete sementinhas recomendadas pela superstição, diz a nutróloga Sandra Fernandes.

Uvas: Possuem grande quantidade de resveratrol, poderoso antioxidante que previne o envelhecimento e o surgimento de outras doenças, além de diminuir o colesterol ruim (LDL) e evitar o entupimento das artérias, informa a nutricionista Roberta Soriano.

Bananas secas e uvas passas: Ricas em potássio, ajudam a prevenir caibras e melhoram todas as contrações musculares, até as do coração, mas devem ser evitadas por quem tem problemas renais, informa a nutróloga Sandra Fernandes. "Na fruta seca o potássio se encontra mais concentrado", diz. Marcelo Justo/Folhapress

Vinho tinto: O consumo moderado tem efeito cardioprotetor devido à grande quantidade de flavonoides e resveratrol, poderoso antioxidante que aumenta os níveis do colesterol HDL e reduz os níveis de pressão arterial. O recomendado, segundo a nutróloga Sandra Fernandes, é uma taça para mulheres e duas para os homens.

Peru: Excelente opção de prato principal, por ser fonte de proteína e ferro com reduzido teor de gordura saturada e colesterol, informa a nutricionista Roberta Soriano. Segundo a nutróloga Sandra Lucia Fernandes, da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), pode-se consumir até 200 g (cerca de quatro fatias generosas) sem problemas. "Mais do que isso, mesmo sendo uma carne magra", é exagero.

Uol Saúde

ALIMENTAÇÃO CORRETA, CORAÇÃO SAUDÁVEL

Comer alimentos saborosos e, ao mesmo tempo, garantir a saúde cardiovascular é mais simples do que você imagina. Basta ficar de olho na dieta, evitando os ingredientes que aumentam o nível de colesterol no sangue.

Entenda o colesterol

Presente em todas as células do organismo, o colesterol pode ser: HDL (conhecido como “colesterol bom”) ou LDL (o chamado “colesterol ruim”). “Enquanto o colesterol ruim se deposita nas artérias, o bom contribui para a prevenção de doenças”, explica a coordenadora de nutrição da Unilever, Maria Carla Leone. De acordo com a nutricionista, uma alimentação equilibrada, associada a hábitos de vida saudáveis, auxilia no controle das taxas de gordura no sangue e no bom funcionamento do coração.

Nem toda gordura faz mal

Conhecer os tipos de gordura presentes nos alimentos ajuda a fazer as melhores escolhas. As gorduras saturadas e trans, chamadas de “ruins”, encontradas em alguns salgadinhos, pratos prontos e produtos panificados, podem elevar os níveis de colesterol. Em contrapartida, as insaturadas, conhecidas como “boas”, trazem benefícios à saúde. Elas estão presentes em diversos alimentos, por exemplo, nos cremes vegetais, nos óleos de plantas, como o de girassol, em peixes de água fria, na maionese industrializada e em boa parte das oleaginosas, como amendoim, nozes e azeite.

Para manter a saúde do coração

— “Substitua a manteiga ou o requeijão por creme vegetal”, aconselha Maria Carla.

— Acrescente ao seu cardápio o consumo de peixes como salmão, sardinha e atum.

— Consuma castanhas diariamente.

— Dê preferência aos laticínios desnatados e ao frango sem pele.

— Inclua na sua alimentação os produtos da linha Becel. Tanto os cremes vegetais quanto o iogurte Becel Pro-Activ contêm os nutrientes que auxiliam na manutenção da saúde cardiovascular, sendo, portanto, ideais para quem se preocupa em manter uma alimentação balanceada e, ao mesmo tempo, saborosa.

Portal Vital

DENTES BEM LIMPINHOS

Para que a criança se conscientize sobre a importância da saúde bucal, é fundamental que os pais a orientem desde cedo

Ensinar bons hábitos de higiene bucal é uma das melhores lições de saúde que você pode transmitir ao seu filho. “O ideal é estimular uma rotina saudável, incentivando-o a escovar os dentes - no mínimo três vezes ao dia - e a usar fio dental diariamente”, orienta o dentista Flávio Luposeli.

Até que complete 6 anos, os pais devem escovar os dentes da criança, pois, nessa fase, ela ainda não tem coordenação para realizar a higiene corretamente. “A partir daí, deixe que escove sozinha, mas a ajude sempre que necessário”, diz Flávio. Para que a limpeza seja eficiente, e o pequeno encontre prazer na tarefa, siga as dicas:

- Explique o passo a passo para seu filho: escove primeiro as superfícies internas dos dentes; em seguida, as áreas voltadas para a bochecha; e, por fim, limpe as faces superiores, usadas para a mastigação. “As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva, e o movimento precisa ser suave, para frente e para trás”, afirma o dentista.

- Ensine-o a usar o fio dental uma vez ao dia. O pequeno pode, a partir dos 4 anos, contar com a ajuda dos pais, porém, ao completar 8, já deve usá-lo sozinho.

- Escolha uma escova macia, com o desenho de seu personagem preferido.

- “Coloque uma pequena quantidade de creme dental e não deixe que seu filho engula o produto”, alerta Flávio. Experimente o gel Close Up, que tem diversos sabores, proporciona uma sensação refrescante por mais tempo, oferece máxima proteção anticáries e deixa os dentes brancos e fortes. Ele vai adorar!

- Reforce a rotina da escovação: quando a criança acabar de comer, encaminhe-a para a pia do banheiro.

- Sempre que possível, faça da escovação uma atividade em família, pois os pequenos adoram imitar os pais.

- Depois da escovação, dê parabéns e diga que a sua boca está limpa, cheirosa e refrescante, pois todos os bichinhos foram embora.

Portal Vital

Hemoce chega aos 40 transplantes de medula óssea

A equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) realizaram na quinta-feira, 22 de dezembro, o 40º transplante autólogo de medula óssea, aquele em que o paciente recebe células sadias da própria medula. Para a realização do procedimento, descongelam as células sadias da medula que foram armazenadas e injetam na paciente, como se fosse uma transfusão de sangue.

O paciente beneficiado pelo procedimento tem 56 anos e sofria de mieloma múltiplo, um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea por conta do crescimento descontrolado de células plasmáticas, que fazem parte do sistema imunológico do corpo e são liberadas para a corrente sanguínea. Elas constituem uma porção muito pequena das células da medula óssea (menos de 5%). Os portadores de mieloma múltiplo podem apresentar um aumento que varia de 10% a 90%.

O primeiro transplante autólogo do Sistema Único de Saúde no Ceará aconteceu no dia 26 de setembro de 2008 e a maioria dos pacientes já retornou às suas atividades normais, tendo alcançado a cura para o câncer através do procedimento. O resultado incentiva ainda mais a continuidade deste trabalho, que tem ajudado a salvar vidas. Somente este ano, foram realizados 19 transplantes autólogos.

A medula óssea é um líquido que fica armazenado dentro de alguns ossos do nosso corpo e que tem como função produzir as células do sangue. Quando um paciente tem algum tipo de doença no sangue (leucemias, linfomas, alguns tipos de anemias e outras doenças congênitas) e precisa de um transplante de medula, ele pode se submeter a dois tipos de transplante: o autólogo, quando recebe células sadias retiradas da própria medula; ou o homólogo, quando precisa receber células da medula de outra pessoa. Para isso, ele pode recorrer à compatibilidade entre familiares, especialmente irmãos; à rede de Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, a BrasilCord; e também ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Hoje, o Ceará reúne mais de 102 mil doadores cadastrados no Redome.

O cadastro de doadores de medula óssea é uma listagem feita em todos os hemocentros do país e reúne as pessoas dispostas a doar. Atualmente o Ceará tem mais de 102 mil pessoas cadastrados no Redome. Para participar, basta estar saudável, ter entre 18 e 55 anos e apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho. O candidato preenche uma ficha com seus dados pessoais e colhe uma amostra de 10ml de sangue.

As informações armazenadas no Redome são pesquisadas na necessidade de um transplante. Os dados do paciente que precisa receber a medula são cruzados com os dos doadores que estão no Redome, para tentar identificar compatibilidade entre eles. A chance de encontrar uma medula compatível é de apenas 1 em 100 mil. Por isso, quanto mais doadores cadastrados no registro, mais chances essas pessoas têm de sobreviver.

Mais informações
Assessoria de comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá (3101.5220/5221)
Assessora de Comunicação do Hemoce
Suzana Mont´Alverne (3101.2308 / 8897.2204 / 9663.2344)

Rosneide e Narcélio: duas vidas salvas com transplantes

Para o secretário da saúde, Arruda Bastos, a superação pela primeira vez na história do Ceará da marca de 1.000 transplantes, chegando aos 1.207, “é uma conquista que deve ser compartilhada com a população, que cada vez se mobiliza para a doação, com as equipes transplantadoras, comprometidas com transplantes de qualidade e ainda com a imprensa, que não se cansa de informar sobre a importância da doação de órgãos”. Ele comenta que “mesmo com todos os investimentos na estrutura de captação e de transplantes se não fossem o compromisso e qualidade das equipes transplantadoras o Ceará não havia chegado ao novo recorde de transplantados”.

Rosneide Viana e Narcélio Canito sabem muito bem o que significa o recorde de 1.207 transplantes de órgãos do Ceará neste ano, até a quinta-feira, 22 de dezembro. Eles são histórias vivas desse número que coloca o Ceará entre os Estados que mais realizam transplantes de órgãos. Ela recebeu um novo coração em janeiro deste ano, ficou livre da doença de chagas e passou a viver com saúde. Rosneide está entre os 23 transplantes de coração feitos este ano no Estado, que superou os 16 feitos no ano passado. Já Narcélio Canito vive desde abril com um fígado transplantado. Até já voltou ao trabalho na Cavalaria da Polícia Militar.

Ele divide com outros 153 transplantados de fígado deste ano a satisfação de ter a vida renovada através da solidariedade de famílias doadoras. O total de transplante de fígado de 2011 também ultrapassa os 113 feitos em 2010. Para realizar mais transplantes, salvando vidas, o Ceará faz captação de fígado em outros Estados, até em outras regiões do país. Dos fígados transplantados 9 foram captados no Rio Grande do Norte (4), Pará (1), Bahia (1), Pernambuco (1), Brasília (1) e Sergipe (1). A captação de órgãos fora do Estado ocorre através do serviço de aeronave implantado com apoio da Casa Civil. A aeronave é acionada pela Central de Transplantes do Estado a qualquer hora e dia, dependendo exclusivamente da disponibilidade de órgãos doados, diferente dos horários de voos comerciais. Tempo é fundamental para o sucesso do transplante. No caso de fígado o ideal é ser transplantado em até 12 horas.

A captação, via aeronave, também é garantida em nível estadual. Do total de 249 transplantes de rins feitos este ano no Ceará, 39 foram captados em Sobral, norte do Estado, e em Barbalha, no Cariri. Lá, além de rins são captados fígados e córneas. Em relação a córnea, este tecido responde por mais da metade de todos os 1207 transplantes realizados este ano no Estado. Foram 733 transplantes de córneas em 2011.

SESA - CE

Programa Melhor em Casa já está presente em seis estados

A iniciativa que leva tratamento coberto pelo SUS para a residência do paciente conta com 152 equipes multiprofissionais habilitada em dois meses depois do lançamento

O programa Melhor em Casa já habilitou 152 equipes que prestam atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Após dois meses do lançamento, o programa que veio ampliar esse tipo de assistência já está presente em seis estados, beneficiando a população de 16 municípios. Ao todo, são 95 Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e 37 Equipes Multiprofissionais de apoio (EMAP). Neste total, estão incluídas também as 20 equipes federais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

“Com esse programa, os pacientes recebem tratamento no melhor local que podem ser tratados, ou seja, em casa, junto com a família, envolvendo todos para a recuperação da saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “As pessoas devem ser atendidos de forma integral e é esse nosso objetivo com a construção de redes de atendimento”, destacou. O Ministério da Saúde investirá, por mês, R$ 34,5 mil por equipe principal e R$ 6 mil por equipe de apoio, como incentivo de custeio. Até 2014, o investimento total é de R$ 1 bilhão, para implantação de mil equipes de Atenção Domiciliar e outras 400 equipes de apoio.

A meta para o próximo ano é chegar a 250 equipes credenciadas. “Os apoiadores técnicos da atenção domiciliar estão intensificando a mobilização junto aos gestores estaduais e municipais para que possamos ultrapassar a meta de 2012. Para que isso aconteça, vamos publicar os cadernos de atenção domiciliar e ofertar cursos de educação a distância, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNASUS)”, enfatiza o coordenador do Programa Melhor em Casa, Aristides de Oliveira.

O coordenador destaca ainda que uma das prioridades é favorecer a troca de experiências entre gestores e equipes, por isso serão implementadas Comunidades de Práticas do Melhor em Casa, uma plataforma online de discussão e troca de experiências.

ATENDIMENTO - Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica e com possibilidade de desospitalização, por exemplo, são atendidas por equipes multidisciplinares durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), 12 horas por dia e, em regime de plantão, nos finais de semana e feriados.

As equipes são formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, odontólogo, psicólogo e farmacêutico, além de fisioterapeuta e assistente social poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

O programa Melhor em Casa também ajuda a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando há a indicação médica, passa a ser feita na própria residência do paciente, desde que haja o consentimento da família. Até 2014, serão implantadas em todas as regiões do país.

Ministério da Saúde

UM FELIZ NATAL A TODOS!