quinta-feira, 11 de março de 2010

Você sabe o que é Hanseníase?

Hanseníase: é importante reconhecer seus sinais e sintomas, o quanto mais precoce possível para evitar seqüelas indesejáveis.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada por uma bactéria mycobacterium leprae. Ela tem uma evolução longa e pode se manifestar na pele com aspecto de manchas brancas, que apresentam alteração da sensibilidade (o paciente sente a pela adormecida).

A doença também afeta os nervos periféricos dando sensação de choque dormência, e pode vir acompanhada de caroços pelo corpo, inchaço nas pernas e nas mãos, perda da força nos músculos inervados pelos nervos afetados e alteração de aneutrofia das mãos (mão magra e alteração dos dedos formando garra). É importante que para qualquer desses sintomas, você procure o serviço de saúde mais próximo.

Como se transmite hanseníase?
A transmissão é feita pela via de eliminação do bacilo através das vias aéreas superiores (trato respiratório através da fala ou através do espirro).

E quem transmite a hanseníase?
Existem duas formas de hanseníase que não transmitem a doença, chamadas paucibacilares. E duas formas de hanseníase que são responsáveis pela transmissão, conhecidas como multibacilares.

Quem pode pegar hanseníase?
Apesar da contaminação ser bastante freqüente, sabe-se que apenas 10% da população contrai a doença. Ou seja, hoje com os estudos mais avançados, sabemos que depende da genética do paciente.

Em que faixa etária aparece a hanseníase?
A hanseníase atinge todas as idades e ambos os sexos.

Como eu posso saber que estou com hanseníase?
É importante que quando você for tomar banho sempre esteja atento às lesões de pele. Se você encontrar alguma lesão, veja se está com alteração de sensibilidade. Em caso de dúvida, é bom procurar o seu dermatologista. Outra coisa importante é reparar se você está sentindo alguma queixa neurológica, como por exemplo: dormência nos pés e nas mãos ou dor nas areas dos nervos. Nesse caso deve seguir a mesma orientação da lesão dermatológica, procurando um neurologista.

Existem exames para detectar a hanseníase?
Sim. Existem exames que são tradicionalmente utilizados pelos médicos para elucidar o diagnóstico. É só você procurar o posto de saúde e será orientado.

E se eu tiver hanseníase? O que devo fazer?
Não fique preocupado, a hanseníase tem cura. É só procurar o dermatologista e ele vai lhe orientar e iniciar o seu tratamento, oferecido gratuitamente nos postos de saúde.

Os medicamentos causam mal? Tenho medo de tomá-los!
Não tenha medo não. As medicações realizadas são remédios simples e que são utilizados para outras doenças.

Mas o tratamento é demorado?
Atualmente, a medicação utilizada é a chamada poliquimioterapia. Dependendo da forma da hanseníase, você pode fazer o tratamento durante seis meses ou até 12 meses. Veja só como o tempo é curto!

Se tiver alguém na minha casa com a doença, o que faço? Separo tudo?
Não. Você tem que acompanhar o seu parente ao posto de saúde para receber informações sobre a forma de hanseníase do paciente. É importante você cooperar no tratamento, dando força para que ele e não o abandone antes do término. É bobagem afastar os utensílios, pois quinze dias após a primeira dose do tratamento o paciente deixa de contaminar.

E o que eu faço? Tem alguma solução para mim? Eu não estou contaminado?
Por isso é importante você acompanhar o seu parente nas primeiras consultas, para receber informações corretas e ser examinada (o médico vai olhar sua pele como também examinar seus nervos periféricos). Caso você não tenha nenhum sinal e sintoma da doença, você vai receber no posto de saúde a vacina de BCG, dada a todos os comunicantes dos pacientes.

Por: Dr. José Augusto da Costa Nery
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional RJ

GOVERNO DO ESTADO ASSINARÁ ORDEM DE SERVIÇO DA POLICLINICA DE QUIXADÁ, DIA 19/03

Dia 19/03 será o dia da ordem de serviço, com a presença do Governador Cid Gomes e muitas outras autoridades, desta grande conquista para Quixadá e o Sertão Central.

Os ganhos sociais serão enormes para toda a população. Exames e atendimentos, que só seriam realizados nos grandes centros e com muita dificuldade para o atendimento, passam a ser efetivados bem próximos das casas das pessoas. No caso de Quixadá, em nossa própria cidade.

Quixadá receberá a POLICLÍNICA DO TIPO 2 que faz parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada do Estado do Ceará.

As Policlínicas Tipo II serão instaladas nas microrregiões de maior densidade populacional e ofertarão todos os serviços das seguintes especialidades médicas: Endocrinologia, Angiologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrino, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-ortopedia. Com apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência social e ouvidoria.

Os Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico serão: Radiologia Convencional, Mamografia, Ultrassonografia, Endoscopia Digestiva, Ecocardiografia, Ergometria, Eletrocardiograma, Audiometria e coleta de Patologia Clínica. Bem como os serviços de Tomografia Computadorizada, Eletroencefalograma e Endoscopia Respiratória.

Quanto aos Recursos Humanos estima-se na Poli II um total de 103 funcionários assim distribuídos: 29 médicos especialistas, 10 profissionais de saúde nível superior não médico, 29 de nível médio e 35 profissionais administrativos e técnicos.

Dia 19/03 será o dia da ordem de serviço, com a presença do Governador Cid Gomes e muitas outras autoridades, desta grande conquista para Quixadá e o Sertão Central. Pelas fotos das maquetes pode-se ter a idéia da magnitude do projeto.

Fonte: Governo do Estado do Ceará
Blog do Cristiano

Tuberculose: O que é, transmissão, tratamento

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma infecção causada pelo bactéria Mycobacterium tuberculosis, a qual mais comumente afeta os pulmões (tuberculose pulmonar), mas também pode atingir o sistema nervoso central (meningite), sistema linfático, sistema circulatório (tuberculose miliar), sistema geniturinário, ossos e articulações

A tuberculose é uma das infecções mais comuns e mortais atualmente, principalmente nos países em desenvolvimento. Porém, os países em desenvolvimento não são os únicos lugares com tuberculose. Há um número em elevação de pessoas nos países desenvolvidos que contraem tuberculose devido ao sistema imunológico enfraquecido, geralmente como resultado de drogas imunodepressivas ou HIV/Aids.

A maioria das pessoas infectadas (90%) tem a infecção latente assintomática. Há 10% de probabilidade que durante a vida a tuberculose latente progrida para doença de tuberculose ativa a qual, se não for tratada, mata mais de 50% das vítimas.

Como é a transmissão da tuberculose?

A tuberculose é transmitida por gotículas aerossóis com a doença tuberculose ativa nos pulmões quando a pessoa tosse, fala, espirra ou cospe. Pessoas com contato próximo àquelas com tuberculose sofrem maior risco de contaminação. Um indivíduo com tuberculose ativa não-tratada pode infectar em torno de 20 pessoas por ano. Outros sob risco incluem pessoas de áreas onde a tuberculose é comum, pacientes com o sistema imunológico debilitado (por exemplo com Aids), profissionais da saúde que lidam com pacientes de risco, pessoas não servidas por sistema de saúde, populações de baixa renda, crianças expostas a adultos nas categorias de risco e usuários de drogas injetáveis ilícitas. As pessoas com tuberculose latente não transmitem a infecção.

Tratamento da tuberculose

Para todos os propósitos práticos, somente pacientes com tuberculose ativa nos pulmões podem espalhá-la a outras pessoas. Embora pessoas com tuberculose latente não a transmitam a infecção, é importante que elas sejam tratadas para prevenir a progressão para doença tuberculose ativa. A distinção entre a tuberculose ativa e a latente é importante porque há opções de tratamento diferentes para os dois grupos.

Créditos:
Tradução: © 2006, Hélio Augusto Ferreira Fontes


12 órgãos e tecidos doados em apenas um dia

10 de março de 2010 foi um dia para ficar na história da Central de Transplantes do Estado. Data de duas grandes doações. Duas famílias decidiram pela doação. Uma foi a da empresária Marcela Montenegro, vítima de violência na capital na noite da última terça-feira. A outra família é de uma jovem de 24 anos, de Sobral, vítima de intoxicação. No total, 12 doações de órgãos e tecidos. Com isso, aumenta para 146 o número de transplantes este ano no Ceará.

Ano a ano o Estado vem registrando recordes. Primeiro foi em 2007, com 618 transplantes realizados, superando os 446 feitos em 2006. Em 2008 novo recorde, com a marca de 739 transplantes. No ano passado esse número foi vencido. O Ceará fechou 2009 com 767 transplantes. A meta de Secretaria da Saúde do Estado é chegar aos 1000 transplantes por ano.

Para obter esse resultado, ajudando a salvar mais vidas, vem investindo em capacitações e equipamentos. Na aquisição de quatro eletroencefalogramas digitais, a Sesa está investindo R$ 223 mil, recursos do Tesouro do Estado. Os novos aparelhos vão ajudar no diagnóstico da morte encefálica. Só depois da morte encefálica, os órgãos e tecidos são retirados para transplante


fONTE: SESA/CE

O BRASIL COMEÇA A SE PREVENIR CONTRA O INFLUENZA " A " (H1N1)


A campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1), quecomeçou nesta segunda-feira, 8 de março, em todo o país prossegue até o dia 21 de maio. No Ceará, a meta é vacinar 4.045.583 pessoas incluídas nos grupos prioritários para vacinação, de uma população total de 8 milhões 547 mil e.809 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Até o dia 19 de março serão vacinados os trabalhadores da rede de atenção básica à saúde e as populações indígenas. Além desses, os grupos prioritários para vacinação são as gestantes, a população com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, jovens de 20 a 29 anos, idosos com mais de 60 anos e adultos de 30 a 39 anos.

A recente decisão do Ministério da Saúde de incluir esse grupo populacional dentro das prioridades de vacinação contra a gripe pandêmica levou em conta que a faixa etária dos 30 aos 39 responde pelo maior número de internações hospitalares e mortes depois dos grupos já definidos anteriormente. A estrutura da campanha pretende atingir a meta mínima de vacinar 80% de cada grupo. Haverá 1.692 postos fixos no Estado e 30 mil trabalhadores envolvidos na campanha, com 4 milhões e 300 mil doses. Os grupos prioritários são: trabalhadores de saúde, população indígena,

No Ceará, dos sete óbitos confirmados desde o início da pandemia, em abril de 2009, dois estão nessa faixa dos 30 aos 39 anos (1 com 36 anos e 1 com 36 anos, que estava grávida). Dos cinco óbitos restantes, dois eram crianças (1 com 10 meses e 1 com 4 anos), duas gestantes (a que tinha 36 anos e 1 com 24 anos), 1 adulto com 29 anos e 1 idoso (62 anos). As datas de vacinação variam de acordo com cada grupo (ver tabela abaixo).

Como qualquer outro medicamento, a vacina não está livre de risco. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado lançou nota técnica chamando a atenção para os efeitos que as pessoas podem apresentar após a vacinação. Embora bastante restritas, a população precisa conhecer as contraindicações da vacina. Quem não pode ser vacinado contra a nova gripe: quem tem reação aos componentes da vacina da gripe comum, pessoas que estão com infecções graves e quem tem alergia à proteína do ovo.

Para atualizar e tirar ainda possíveis dúvidas sobre a vacina, nesta quarta-feira, 3 de março, profissionais da Sesa estarão em Sobral com chefes de imunização dos municípios da região Norte. A reunião será na Escola de Formação e Saúde da Família Visconde de Sabóia, na Jonh Sanford, 1320, bairro do Junco. Na quinta-feira, 4, o encontro ocorrerá em Juazeiro, na CRES, Rua das Flores, 942, Centro, com chefes de imunização dos municípios do Cariri. Na última segunda-feira, 1 de março, a preparação foi com os coordenadores dos municípios da macrorregião de Fortaleza.


Fonte: SESA