quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Rede de assistência aos pacientes se prepara para epidemia de dengue

A rede de assistência do Ceará está mais estruturada para uma possível epidemia de dengue em 2011 do que estava em 2008, quando o Estado registrou 44.508 casos da doença, com 23 mortes por dengue hemorrágica. A opinião foi consensual entre gestores de hospitais e das secretarias da Saúde do Estado e de Fortaleza, reunidos na manhã desta quarta-feira, 9 de fevereiro, no auditório Waldir Arcoverde, da Sesa, com o objetivo de reforçar a assistência aos pacientes com dengue na capital e no interior. ¨ Isso não significa dizer que a rede, incluindo hospitais e unidades públicas e privadas, não precisem se preparar ainda mais para oferecer diagnóstico precoce e assistência de qualidade, evitando óbitos¨, observou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

UPAs e Hospital da PM

Ele destacou que a rede pública de assistência será reforçada com as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 Horas), que estão prontas para serem inauguradas em Maranguape e nas Regionais III, V e VI, em Fortaleza, com um total de 48 leitos, e ainda com a integração do Hospital da Polícia Militar, com 100 leitos, à rede de unidades da Sesa. No interior do Estado, o Hospital Regional do Cariri (HRC), com inauguração prevista para o próximo mês, garantirá mais 294 leitos para a região sul do Estado, que, em parte, podem ser utilizados para acolher e tratar pacientes com dengue em situações mais grave.

Alerta à pediatria

No Ceará, há uma tendência persistente de aumento proporcional do número de casos de dengue em menores de 15 anos. Por essa razão, o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, orientou os hospitais particulares da rede complementar a atualizarem os pediatras no manejo dos pacientes. Ele lembrou que na epidemia de 2008 a Secretaria da Saúde lançou nota técnica orientado que todos os casos de virose sejam tratados como dengue e recomendou que os hospitais particulares formem estoques de soro oral, fundamental para a hidratação dos pacientes. Arruda Bastos garantiu que soro não será problema. O abastecimento está garantido.

Prevenção

Ao mesmo tempo em que alerta os diretores de hospitais sobre a necessidade de reforçar a estrutura de assistência aos pacientes com dengue, os gestores da saúde pública incrementam as ações de prevenção para reduzir os índices de infestação do mosquito. Afinal, é recorrente a frase entre os especialistas em dengue de que ¨só existe a doença porque existe o mosquito¨. Ciente disso, a Sesa, como gestora da saúde pública estadual, avança nas mobilizações para atingir o máximo de donas de casa, trabalhadores, professores, empresários comprometidos em evitar a mutiplicação do Aedes aegypti, que transmite a doença. A mais nova mobilização é com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará. De 28 deste mês a 4 de fevereiro a FIEC, com apoio da Sesa e da Secretaria de Saúde de Fortaleza, fará mobilizações contra a dengue nas indústrias localizadas em Fortaleza, Maracanaú, Horizonte, Juazeiro do Norte e Sobral. Os trabalhadores irão trabalhar durante os cinco dias com adesivos, aventais, capacetes trazendo o tema da campanha "Indústria sem dengue". Nos canteiros de obras tapumes exibirão adesivos gigantes para alertar, além dos operários os pedestres e motoristas que circularem nas imediações

SESA-CE

Número de obesos duplicou nos últimos 30 anos

Norte-americanos continuam a ser a população mais obesa, em países desenvolvidos

Obesidade afeta 500 milhões de adultos em todo o mundo

Atualmente a obesidade afecta dez por cento dos adultos em todo o mundo. Esta percentagem, o dobro de há 30 anos, representa 500 milhões de obesos, a maioria mulheres.
O alerta foi feito por um estudo publicado na revista "The Lancet", que avaliou a evolução desta condição entre 1980 e 2008 em pessoas com mais de 20 anos.
Os resultados foram alarmantes: mais de um por cada dez adultos estava obeso, sendo que, entre os países desenvolvidos, os Estados Unidos são o país que lidera o ranking. Já a população do Japão é a menos afectada pelo excesso de peso.

Segundo o estudo coordenado por Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, e Salim Yusuf e Sonia Anand, do Instituto de Estudos da População/Saúde de Hamilton (Canadá), o excesso de peso é caracterizado por um índice de massa corporal (IMC) acima de 24 quilogramas por metro quadrado.
Ao longo dos 28 anos analisados, este parâmetro usado para medir a relação entre peso e a altura aumentou entre os homens e as mulheres. A nível global, 1,46 biliões de adultos registam excesso de peso, sendo que a obesidade quase duplicou. Actualmente afecta 205 milhões de homens e 297 milhões de mulheres, o que corresponde a 9,8 e 13,8 por cento, respectivamente.
Embora a obesidade seja associada sobretudo aos países ricos, os menos desenvolvidos também são afectados. A pequena ilha de Nauru, no Pacífico sul, com 14 mil habitantes, registou em 2008 a maior média de IMC: 33,9 nos homens e 35 nas mulheres. Já em 1980, esta ilha estava no topo da lista, mas com valores inferiores - 28,1 para os homens e 28,3 para as mulheres.

Entre os países ricos, os Estados Unidos, que já tinham a população com maior taxa de obesidade em 1980, permanecem em primeiro lugar, com um IMC de 28,5. Seguem-se a Nova Zelândia e Austrália entre as mulheres, e o Reino Unido e Austrália entre os homens.

Países desenvolvidos: Japão no fundo da lista

Majid Ezzati, Sonia Anand e Salim Yusuf coordenaram o estudo

O Japão tem o menor IMC (22 para os homens e 24 para as mulheres) entre países desenvolvidos. No que concerne aos menos desenvolvidos, as mulheres do Bangladesh registam o menor índice entre as mulheres, enquanto a República Democrática do Congo é a primeira entre os homens.
Relativamente à Europa ocidental, a Itália é um caso raro, pois o IMC das mulheres caiu nos últimos 28 anos. Na Bélgica, Finlandia e França, o índice de massa corporal das mulheres sofreu uma ligeira subida. As suíças são as mulheres mais magras da Europa, seguidas pelas francesas e italianas, enquanto os europeus mais magros são os franceses.
O estudo lembra ainda que o excesso de peso, fruto da má alimentação e da falta de actividade física, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial e algumas formas de cancro, problemas que estão na base de três milhões de mortes por ano.

Ciência Hoje

Novo tipo de mosquito pode dificultar combate à malária


Cientistas acreditam que insecto é recente em termos evolutivos

Cientistas franceses encontraram um tipo de mosquito até agora desconhecido que pode dificultar o combate à malária. Os insectos foram recolhidos em lagos de Burkina Faso, no oeste africano, e identificados como um subtipo da espécie Anopheles gambiae.

De acordo com os investigadores, há grande probabilidade de o mosquito hospedar o parasita da malária, sendo que, por se instalar fora das casas, o controlo torna-se mais difícil.

Ken Vermick, do Centro Nacional de Investigação Científica de França, referiu que não foi possível quantificar os casos de malária causados por esta sub-espécie, mas que ficou evidente que estes mosquitos têm uma "excepcional preferência por sangue humano e são abundantes na população", pelo que é “improvável que sejam inofensivos”.

Num estudo publicado na revista "Science", a equipa francesa explica que o insecto recém-identificado, apelidado de Goundry (nome de uma aldeia próxima da área da descoberta), não se assemelha com nada visto até agora. Tal se deve ao facto de geralmente os mosquitos estudados serem capturados dentro de residências, onde é mais fácil apanhá-los. "Alguns estudos ao longo dos anos sugerem que a população de vectores não estava só em interiores", sublinhou Vernick, explicando por que motivo a sua equipa decidiu capturar insectos no exterior.

Após localizarem o novo subtipo, os investigadores desenvolveram novos indivíduos em laboratório e descobriram que o mosquito é mais susceptível ao parasita da malária do que os tipos que vivem dentro das casas. Isso sugere que o Goundry pode ser bastante recente em termos evolutivos, segundo Vernick, e que talvez tenha evoluído para se adaptar ao ambiente externo de forma a resistir a insecticidas e mosquiteiros, por exemplo.

Cência Hoje

Desfibrilhador combinado duas vezes mais eficaz nas mulheres

Aparelho estimula aurícula direita e ventrículos de forma sincronizada

A colocação de um desfibrilhador combinado com uma ressincronização por impulsos eléctricos é duas vezes mais eficaz nas mulheres para impedir a insuficiência do coração ou a morte, segundo um estudo hoje publicado.
CRT-D para insuficiência cardíaca
“Os resultados da nossa análise são surpreendentes e muito importantes, porque se trata do único tratamento cardíaco que é claramente mais eficaz nas mulheres do que nos homens”, afirma o cardiologista Arthur Mossa, coordenador da investigação.

Os investigadores analisaram os resultados de um ensaio clínico publicado em 2009, no New Englando Journal of Medicine, feito em 1820 pessoas nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa

Este estudo de quatro anos compara a eficiência de um desfibrilhador implantado com um pequeno aparelho que envia impulsos eléctricos ao coração para estimular a aurícula direita e os ventrículos de forma coordenada e sincronizada.

Esta nova abordagem de tratamento para a insuficiência cardíaca é denominada CRT-D (ressincronização cardíaca com desfibrilhação).

A análise comparativa hoje publicada no «Journal of the American Medical Association» mostra que esta abordagem permite reduzir a incidência de insuficiências cardíacas de 70 por cento das mulheres contra 35 por cento nos homens. A taxa de mortalidade diminuiu mesmo 72 por cento no caso das mulheres.

Entre as principais razões para explicar esta diferença, os investigadores referem que as mulheres sofrem com mais frequência de doenças cardíacas não isquémicas, enquanto nos homens são mais comuns doenças isquémicas que provocam o retraimento das artérias.

Ciência Hoje

Vice- presidente Alexandre Mont´Alverne ministra palestra sobre Pacto Pela Saúde e Agenda Municipal


Pacto pela Saúde e Agenda Municipal é tema da palestra ministrada pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e secretário municipal de saúde de Fortaleza, Alexandre Mont´Alverne, no próximo dia 18 de fevereiro, em Tocantins.

A palestra faz parte da programação do I Encontro de Secretários Municipais de Saúde de Tocantins de 2011, que vai ocorrer no Auditório da ATM. Os temas a serem tratados neste Encontro são de grande relevância para o fortalecimento das gestões municipais, especialmente no momento atual em face das recentes normativas relacionadas ao gerenciamento do Fundo Nacional de Saúde, que traz repercussões imediatas na responsabilidade do gestor.
É importante lembrar que, este Evento é uma ótima oportunidade para encontrarmos soluções para problemas municipais, compartilhando experiências com secretários de todo o Estado, bem como o Presidente dos Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Representantes do Tribunal de Contas do Estado.
Além do Encontro, será realizada a Assembléia Geral Ordinária, com a Eleição Biênio 2011-2012.

I ENCONTRO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE 2011

Dia 18/02/2011

Local: Auditório da ATM
9h00 – Abertura
· Presidente do COSEMS/TO: Dr. Eduardo Novaes Medrado

10h00 – Tema: Pacto pela Saúde e Agenda Municipal
· Vice-presidente do CONASEMS: Dr. Alexandre Mont´Alverne

11h00 – Discussão e questionamentos.

12h00 – Intervalo para almoço

14h00 – Tema: A Contabilidade dos Fundos Municipais de Saúde
· Tribunal de Contas do Estado

15h00 – Discussão e questionamentos

15h30 – Encerramento do Evento e Início da Assembléia Geral Ordinária / Eleição Biênio 2011/2012.
· Presidente do COSEMS/TO: Dr. Eduardo Novaes Medrado

15h45 – Apresentação dos Relatórios Financeiro e Patrimonial
· Conselho Fiscal

16h00 – Apresentação da Chapa pelo responsável da mesma

16h15 – Formação da mesa eleitoral para os trabalhos pertinentes. (Eleição e posse da Diretoria e Conselho Fiscal Biênio 2011/2012)
· Comissão Eleitoral

17h30 – Proclamação da Diretoria e Conselho Fiscal eleito e Representante Regionais da CIB para o Biênio 2011/2012
· Comissão Eleitoral

18h00 – Fala do Presidente Eleito para o Biênio 2011/2012.

18h30 – Coquetel de encerramento.

Assessoria de Comunicação do Cosems / TO