sábado, 5 de março de 2011

Leptospirose


O que é

É doença infecciosa, uma zoonose, causada por uma série de bactérias de aspecto muito peculiar lembrando um saca – rolhas, chamada leptospira. A forma mais grave da doença e com mais alta mortalidade é associada ao Leptospira icterohaemorrhagiae, chamada, com mais propriedade, doença de Weil.

Como se adquire ?

A infecção humana na maioria das vezes está associada ao contato com água, alimentos ou solo contaminados pela urina de animais portadores do leptospira. As bactérias são ingeridas ou entram em contato com a mucosa ou pele que apresentem solução de continuidade. Os animais classicamente lembrados são os roedores mas bovinos, eqüinos, suínos, cães,e vários animais selvagens são responsabilizados pela difusão da doença. A contaminação entre pessoas doentes é absolutamente rara.

O que se sente ?

A doença é classicamente descrita como se mostrando em duas fases distintas. Após um período médio de 2 semanas desde a contaminação surgem os 1os sintomas (incubação) febre, calafrio, conjuntivite, dor nos músculos (mialgia), fotofobia (incômodo na presença da luz), dor de garganta, gânglios no pescoço, estes sintomas vagos permanecem por 3 a 7 dias. Quando parece que está chegando a cura, recrudescem as queixas. A piora é secundária à disseminação da doença, agora com envolvimento de vários órgãos e do sistema vascular. Surgem novos e importantes sintomas icterícia (amarelão) e hemorragia que dão nome à própria bactéria (Leptospira icterohaemorrhagiae), no maior número de casos a doença é autolimitada, persistindo por 1 a 3 semanas. A moléstia pode ser mortal em 5 a 20% dos casos principalmente em idosos. A morte se dá freqüentemente por insuficiência renal.

Como se faz o diagnóstico ?

A suspeita clinica, mialgia (dores musculares), febre e conjuntivite, acrescidas da possibilidade de contato com: água, alimentos, vísceras, solo, etc. contaminados por animais que estejam excretando leptospira, principalmente o contato com urina de roedores autorizam a investigação laboratorial. A leptospira pode ser isolada do sangue ou do líquor nos primeiros 10 dias da doença; da urina a partir da segunda semana onde persiste por 30 dias ou mais. As técnicas de cultura são demoradas e difíceis. Anticorpos podem ser identificados sorologicamente durante ou após a segunda semana. De maneira geral estes testes são realizados em laboratórios oficiais.

Como se previne ?

A leptospirose é problema de saúde pública. A imunização de animais domésticos está indicada de rotina. A falta de controle dos ratos e as más condições de vida da população estão ligados à maioria dos casos no Brasil. Algumas profissões (agricultores, trabalhadores em abatedouros, caçadores, veterinários, lenhadores, pessoas que trabalham em esgotos, em arrozais e militares), têm tal risco de pegar a doença que tanto a vacinação humana como os usos profiláticos de antibióticos podem ser indicados.

ABC da Saúde

Hemoce recebe doadores de sangue todos os dias do carnaval

Durante todo o Carnaval o Hemoce vai manter em Fortaleza postos de coleta recebendo doadores de sangue para manter o estoque que atende os hospitais da rede pública de saúde do Estado. Nesta semana até o sábado de Carnaval, dia 5 de março, a sede do hemocentro, na Avenida José Bastos, número 3390, no Bairro Rodolfo Teófilo, está de portas abertas para os voluntários que querem doar sangue antes do feriadão. O horário de funcionamento de segunda à sexta é de 7h30min às 18h30min. No sábado de Carnaval, o funcionamento é de 8 horas às 16 horas, retornando na quarta-feira, dia 9 de março, de 13 horas às 18h30min.

Já o Posto de Coleta do IJF funciona normalmente todos os dias: de segunda à sexta, de 7h30min às 18h30min, e sábados, domingos e feriados (incluindo os dias de Carnaval), de 13 horas às 17h30min. Além disso, quem quiser doar sangue nos dias de festa, pode procurar a Unidade Móvel do Hemoce na 25ª Edição do Renascer. A equipe do hemocentro vai atender no evento nos dias 6, 7 e 8 de março, entre 9 horas e 16 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.

No período que antecede o Carnaval, é importante reforçar o estoque de sangue para prevenir qualquer eventualidade que venha acontecer durante as festas mominas. O Hemoce é formado por uma hemorrede que inclui o hemocentro coordenador e mais 5 unidades no interior do estado. E são elas que fazem o atendimento de toda a rede pública estadual de saúde. Por isso, é preciso se precaver. Contamos com a solidariedade de todos para que a festa seja só alegria!

Para doar é fácil! Basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50kg, ter entre 18 e 65 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho. Agora, é só ir a qualquer uma de nossas unidades e ser solidário. A doação é um gesto simples que pode fazer a diferença na vida de muitos pacientes!

Para doar:

-Hemocentro Coordenador de Fortaleza: (85) 3101.2296/3101.2300

-Hemocentro Regional de Sobral: (88) 3677.4624 / 3677.4627

-Hemocentro Regional do Crato: (88) 3102.1260 / 3102.1261

-Hemocentro Regional de Iguatu: (88) 3581.9409

-Hemocentro Regional de Quixadá: (88) 3445.1006

-Hemocentro Regional de Juazeiro do Norte: (88) 3102.1169 / 3102.1170

Assessoria de Imprensa do Hemoce

Hidratação pode salvar a vida de quem está com dengue

No período do carnaval as pessoas não podem esquecer da importância da hidratação na saúde e qualidade de vida. Não há tempo a perder. Logo que sentir os primeiros sintomas da dengue, como febre alta e dores no corpo, devem beber muita água, bem mais do que a quantidade de rotina. Pode ser todo tipo de líquido, como suco, chá, soro caseiro. Só há uma exceção: bebidas alcoólicas. Além de iniciar a hidratação, que pode impedir ou desacelerar o avanço da doença, é preciso procurar imediatamente um médico. 


Segundo os médicos infectologistas, é importante manter a hidratação no tratamento da dengue porque durante a doença ocorre a saída da parte líquido do sangue em diferentes graus e quantidades. Quando a pessoa se hidrata tenta repor o que perdeu ou está perdendo. Em crianças, os sinais de alerta de desidratação, segundo nota técnica da Secretaria da Saúde do Estado divulgada entre os profissionais de saúde para alertar para o diagnóstico precoce e tratamento imediato são mucosas secas, olhos encovados, diminuição da diurese (secreção urinária) e da elasticidade da pele.

Soro caseiro

O uso do soro caseiro é uma alternativa simples, barata e eficaz na reposição de água. É fácil preparar. Basta dissolver uma colher de sopa de açúcar e uma colher do tipo cafezinho de sal em um litro de água mineral filtrada ou fervida. Depois mistura bem. Deve ser bebida em pequenos goles.

Este ano há 4.355 casos confirmados de dengue em 128 municípios dos 184 municípios cearenses. Até esta sexta-feira, 4 de março, são 12 óbitos confirmados (veja aqui o boletim da dengue). Para evitar o aumento de casos a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é a principal arma. E prevenção se faz com telamento das caixas d’água, com limpeza pelo menos semanal nos quintais, eliminando depósitos que acumulam água e servem de reservatório para a multiplicação do mosquito. É o caso das garrafas, pneus e até tampas de refrigerantes, que mesmo pequenas são suficientes para o mosquito colocar os ovos e depois de contato com água eclodirem e saírem por aí pícando e mantendo o Ceará entre os 16 Estados em situação de risco de epidemia este ano.
 
SESA/CE