quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Hemoce Quixadá participa da 4ª Semana do Doador Voluntário

O Hemoce está realizando em toda a hemorrede do estado, entre 22 e 27 de novembro de 2010, a 4ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

Em Quixadá a programação seguirá até o dia 26, pois sábado 27, a equipe se deslocará para o município de Quixeramobim onde em parceria com a maçonaria realizará a coleta programada.
Durante a semana, a sede do Hemoce de Quixadá e as unidades da capital e interior (Fortaleza, Crato, Sobral, Iguatu, e Juazeiro do Norte) participam da festividade em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro. Na Terra dos Monólitos a programação teve início por volta das 9h da última segunda-feira, 24.

A solenidade de abertura contou com a ilustre presença do diretor da unidade, Dr. Apoliano Albuquerque, que fez a fala de acolhida a todos e todas, na platéia profissionais da instituição, autoridades, representantes dos poderes legislativo e executivo, alunos e população. Na ocasião todos tiveram a oportunidade de ouvir uma boa música cantada pelas vozes do Coral Hemovida Raízes do Sertão, formado por profissionais do Hemoce Quixadá. A programação segue durante toda a semana com palestras, sorteio de brindes entre os doadores, exposição vídeo musical entre outros.

No próprio Dia do Doador, 25, quinta-feira, às 9h, haverá uma cerimônia em homenagem aos parceiros locais, na oportunidade também será entregue a premiação de um dos vencedores do concurso de desenhos promovido pelo Hemoce nas Escolas Públicas e Particulares, e a cidade de Quixadá teve a honra de ser contemplada através de um trabalho de um aluno do 5° ano do Ginásio Valdemar de Alcântara.

A semana está sendo marcada principalmente pela ação voluntária de milhares de cearenses que de forma espontânea estão fazendo suas doações. Os jovens, Edson Rodrigues do Bairro Campo Novo e Valdenia Barbosa do Bairro Carrascal, deram exemplos de cidadania, ambos doaram o líquido que para eles tem o poder de salvar vidas. “Estamos sujeitos a muitos acontecimentos na nossa vida, nunca se sabe o dia de amanhã, quem sabe se não vou precisar de um doador, por isso hoje estou fazendo a minha parte”, disse Edson. Já Valdenia lembrou que se tornou doadora por que um dia o Pai dela veio a precisar de sangue e infelizmente não conseguiu doador compatível, a partir daí ela conseguiu convencer os membros da família e hoje todos são doadores.

A enfermeira e chefe do Centro Técnico, Dra. Valdiene Brito, lembra da importância da doação e faz um apelo para que todos sigam os exemplos dos jovens acima citados. “A nossa sede regional atende aos 25 municípios do Serão Central, precisamos cada dia mais do incentivo da população, é possível sim ajudarmos a salvar vidas destinando alguns minutos de nossas vidas para a doação”, disse.

O prefeito de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro, quando ingressou na carreira de medicina, ainda como estagiário, teve como uma de suas primeiras experiências o trabalho na sede do Hemoce na Capital do Estado, instituição onde até hoje guarda fortes lembranças e recordações de um grupo unido e dedicado onde a maior prioridade é a vida do próximo.

PARA DOAR:

No Interior:

- Hemocentro de Quixadá: (88) 3445.1006
- Hemocentro de Sobral: (88) 3677.4624 / 3677.4627
- Hemocentro do Crato: (88) 3102.1260 / 3102.1261
- Hemocentro de Iguatu: (88) 3581.9409
- Hemocentro de Juazeiro do Norte: (88) 3102.1169 / 3102.1170

Em Fortaleza:

- Hemoce: (85) 3101.2296 - Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo
- Posto de coleta no IJF: Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro

Fonte: http://www.quixada.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário