sábado, 11 de dezembro de 2010

Projeto SBBrasil 2010 - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

A Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente – se constitui num marco na história das Políticas Públicas no Brasil na medida em que incorpora uma agenda em discussão desde o Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira e traduz, em seus pressupostos operacionais, os princípios do Sistema Único de Saúde. Ao trabalhar os eixos da atenção à saúde bucal a partir do incremento da atenção básica por meio da Estratégia Saúde da Família, da implementação dos Centros de Especialidades Odontológicas como elemento estruturante da atenção secundária, além das ações de caráter coletivo, o Brasil Sorridente se insere no conjunto de programas estratégicos na atual Política de Saúde.

O Brasil Sorridente tem, em seus pressupostos “centrar a atuação na Vigilância à Saúde”. Este componente da política de saúde bucal tem sua agenda definida pelo Comitê Técnico Assessor (CTA) em Vigilância em Saúde Bucal, o qual tem trabalhado os diversos eixos da vigilância em saúde bucal que dão suporte ao Brasil Sorridente. Entre estes, temos o relativo à geração de dados primários, ou seja, oriundo de pesquisas epidemiológicas de base populacional, os chamados "estudos transversais". Veja no esquema abaixo, como se articula o SBBrasil com a Política de Saúde e o Sistema Único de Saúde.

O principal componente do eixo dos dados primários é, portanto, o Projeto SBBrasil, o qual teve sua primeira edição em 2003 e traçou um dos mais completos diagnósticos da saúde bucal dos brasileiros. O SBBrasil 2010 é, portanto, parte de um amplo processo que visa a construção de uma base de dados permanente relativa aos principais indicadores de saúde bucal.
Este sítio tem o objetivo de, em primeiro lugar, divulgar o projeto, tornando-o público e transparente, de modo a que toda a população brasileira possa conhecê-lo com um pouco mais de detalhe. Em segundo lugar, é um espaço onde podem ser compartilhadas informações, bem como todo o material utilizado na pesquisa.
Enfim, convidamos a todos a conhecerem o Projeto SBBrasil 2010 e também participar de sua construção, ajudando a divulgá-lo e contribuindo através de críticas e sugestões que podem ser enviadas à Coordenação Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde

Fonte: SBBrasil2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário