sábado, 4 de dezembro de 2010

Sesa realiza Caravana da Dengue e mobiliza as três macrorregiões do Estado

O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, assim como fez o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão que foi até os Estados com mais riscos de epidemia da dengue em 2011, fará a Caravana da Dengue. Objetivo: mobilizar os 86 municípios cearenses com risco alto e risco muito alto de epidemia para o reforço das ações de prevenção e controle da doença antes do início do período chuvoso. O calendário da Caravana da Dengue já está definido. Começa no próximo dia 7, reunindo, das 14 às 18 horas, os prefeitos e secretários municipais de Fortaleza e da Região Metropolitana, no auditório do Cesau, na Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. No dia 13 de dezembro o destino da Caravana da Dengue será a macrorregião Norte. Arruda Bastos e técnicos da Sesa estarão no Centro de Convenções de Sobral com os gestores dos municípios da região. No dia 17 será a vez da macrorregião do Cariri.

Dos 184 municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia no próximo ano e 45 com risco muito alto conforme a nova metodologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Além do nível de incidência de casos da doença, da identificação do tipo de vírus circulante e do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em anos anteriores, o “Risco Dengue” leva em conta a cobertura de abastecimento regular de água e coleta de lixo e a densidade populacional dos municípios. Com a nova ferramenta “Risco Dengue” o Ministério reforça a necessidade de envolver outros setores no combate à doença, como a educação, infraestrutura e órgãos ambientais (ver matéria). Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar, feita em 2009, pelo IBGE, 10 milhões de domicílios no país não têm coleta regular de lixo e 8,1% dos domicílios no Brasil não contam com rede geral de água.

“Queremos discutir com os gestores municipais tudo que pode ser feito para evitar epidemia semelhante aos picos vividos no Ceará em 1987, 1994, 2001 e 2008, anos que o número de casos da doença foi elevado e tivemos muitos óbitos”, afirma Arruda Bastos. Ele informa que em 57 municípios do Ceará o risco de epidemia é baixo e em 41 municípios o risco é moderado. “Vamos, sem descuidar desses em que a situação é mais tranquila, centrar as forças nos 86 municípios com riscos mais graves de epidemia”, destaca (veja abaixo nota técnica com a relação dos municípios por estratos de risco da dengue).

Este ano, até a última sexta-feira, 3 de dezembro, o Ceará tem 11.633 casos confirmados de dengue em 119 municípios. Há 19 óbitos confirmados. Desse total, seis por dengue hemorrágica e 13 dengue com complicação

Fonte: SESA/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário