sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

TERÇOL | HORDÉOLO | Causas e tratamento

O terçol, chamado em medicina de hordéolo, é uma inflamação das glândulas das pálpebras, localizadas junto a raiz dos cílios

Antes de falarmos da doença terçol, cabe aqui uma rápida explicação sobre sua grafia correta. É muito comum encontrarmos a doença terçol escrita erradamente como tersol. Incrivelmente, já encontrei a grafia tersol em sites médicos e até em alguns dicionários online. Tersol com "s" é um tipo de toalha usada em missas pelos padres. Terçol com "ç" é uma inflamação nas pálpebras, objetivo deste texto. O plural de terçol é terçóis.

Como já explicado, o nome científico do terçol é hordéolo, sendo conhecido popularmente também como treçol, terçolho, treçolho, viúvo ou belezinha.

Por que surge o terçol?

Nas nossas pálpebras, junto aos folículos pilosos que produzem nosso cílios, temos também glândulas sebáceas, produtoras de gordura, responsáveis por evitar o ressecamento da pele. Temos glândulas sebáceas por toda a pele. Nas pálpebras elas recebem o nome de glândulas de Zeiss e glândulas de Mol (clique na imagem ao lado para ampliá-la)

O terçol ocorre quando há obstrução e contaminação destas glândulas, geralmente pela bactéria Staphylococcus aureus
O processo é muito semelhante ao que ocorre na formação da acne comum (espinhas) na pele, com obstrução de uma glândula sebácea e contaminação da mesma por uma bactéria
Blefarite, fator de risco para terçol

Um dos principais fatores de risco para o surgimento do terçol é a blefarite, uma condição onde há inflamação na margem das pálpebra, com aumento da secreção gordurosa ao redor dos cílios e a aparência de que há caspa nos mesmos
Esta inflamação associada a grande produção de gordura facilita a obstrução das glândulas e proliferação de bactérias.
Outras situações que favorecem o aparecimento do terçol incluem poucos cuidados higiênicos ao manusear lentes de contato(leia: LENTES DE CONTATO
Tipos, cuidados e complicações) e uso contínuo de maquiagem, principalmente quando não se lava o rosto à noite antes de dormir.

Sintomas do terçol
Terçol (hordéolo)

O terçol se caracteriza por um pequeno nódulo avermelhado nas pálpebras que pode parecer com uma pequena espinha, associado a um pequeno inchaço e dor local. Pode também haver algum grau de prurido, secreção, sensação de corpo estranho e aumento da sensibilidade dos olhos à luz.
O terçol não é uma doença contagiosa, portanto, não há necessidade de isolamento ou do uso de óculos escuros, como na conjuntivite, por exemplo.

Tratamento do terçol

O tratamento do terçol é simples e se baseia na higiene adequada dos olho e da pele ao seu redor associado a utilização de calor local, que pode ser feito com compressas de gaze ou algodão umedecidas com água morna colocadas sob a lesão por 15 minutos, quatro vezes por dia.
Na maioria das vezes, o terçol é um processo auto-limitado durando no máximo 1 semana. Porém, se a inflamação for persistente e não melhorar com as compressa mornas, pode ser necessário o uso de colírios e pomadas contendo antibióticos e corticóides

Em alguns casos mais complicados, com inflamação crônica ou grande coleção de pus, uma pequena incisão na pálpebra para drenagem do abscesso pode ser indicada pelo oftalmologista.

Fonte: MD Saúde

Um comentário: