sábado, 16 de abril de 2011

Semana Santa: Hemoce recebe doações até no feriado de Tiradentes

Para garantir estoques de sangue nos quatro dias do feriado prolongado da Semana Santa, que começa na quinta-feira, 21, e vai até o domingo, 24 de abril, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Sesa, vai funcionar em regime de plantão no feriado de Tiradentes, 21 de abril, para receber doações das 8 às 16 horas. O posto de coleta do Instituto Dr. José Frota (IJF), que normalmente atende nos feriados, receberá doações de quinta-feira a domingo, das 13 às 17h30min.

Antes do feriadão, o Hemoce realizará coletas externas com sua unidade móvel. Na segunda-feira, 18, receberá doações no campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Itaperi, das 9 às 17 horas. Na terça-feira, 19, a unidade móvel estará na Praça do Ferreira, das 8 às 16 horase, na quarta-feira, 20, as doações de sangue poderão ser feitas no campus da Unifor, no bairro Edson Queiroz, das 9 às 17 horas.

Empresas, instituições e grupos de pessoas interessadas em fazer doações podem formar sua Caravana da Solidariedade. Um veículo do Hemoce transporta grupos de pessoas interessadas em fazer doações até a sede do hemocentro para a realização da coleta. A Caravana da Solidariedade pode ser agendada pelo telefone 3101.2300 por grupos de amigos, colegas de trabalho, igrejas, faculdades e outras instituições.

As pessoas interessadas em fazer doações de sangue também podem se dirigir diretamente ao Hemoce. A coleta é feita das 7h30min às 16h30min durante a semana e, das 8 às 15 horas, aos sábados, no hemocentro coordenador, Avenida José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. Para doar basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 Kg, ter entre 18 e 65 anos e portar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista ou de trabalho.

O Hemoce atende os 29 agentes transfusionais – unidades públicas de saúde que realizam transfusão de sangue – da Região Metropolitana de Fortaleza, entre eles o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o IJF, que respondem pelas maiores demandas. Nos feriados, a necessidade de sangue para transfusões é maior por causa do aumento da violência nesses períodos, principalmente nas estradas.

O feriado da Semana Santa é o mais crítico para os estoques de todos os hemocentros do Brasil, pela redução do número de doadores. Isso porque quem fez doação de sangue no carnaval, há cerca de 40 dias, não pode fazer nova doação antes de 60 dias. No Ceará, também por causa das viroses, resfriados e doenças provocadas pelas chuvas, a quantidade de doadores aptos diminui ainda mais.


SESA / CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário