sexta-feira, 12 de março de 2010

LARGUE O CIGARRO ENQUANTO É TEMPO

Cigarro é câncer de pulmão, de boca, língua, garganta, laringe, faringe, esôfago, estômago, intestino, bexiga, mama, próstata, colo de útero...

Quando se vê um daqueles fumantes crônicos, que praticamente engatam um cigarro no outro, é comum pensar que ali está uma vítima potencial de sérios problemas respiratórios e principalmente do câncer de pulmão. Mas há muito mais por trás da cortina de fumaça, a começar pelos tipos de câncer que podem surgir ou evoluir sob estímulo continuado de anos de exposição ao cigarro. A lista começa nos órgãos ligados às vias aéreas superiores – boca, língua, garganta, laringe, faringe, esôfago e, claro, os pulmões – estendendo-se pelo estômago, intestino, bexiga, mama, próstata e colo de útero.

Conforme documento reproduzido pelo Inca - Instituto Nacional de Câncer, a fumaça do cigarro conduz no mínimo 60 substâncias químicas comprovadamente cancerígenas. Isso também significa perigo para o fumante passivo, que absorve partículas presentes na fumaça, ainda que em escala menor que a do tragador.

O PASSEIO DA FUMAÇA PELO CORPO

Pesquisadores observaram que após uma tragada, uma parte dos elementos tóxicos é absorvida pelas mucosas da boca e da garganta, enquanto outra é despejada nos pulmões. A partir daí a fumaça do tabaco é distribuída para o sistema circulatório. E como o volume de sangue do corpo percorre os pulmões em um minuto, as substâncias espalham-se pelo organismo com uma velocidade equivalente à de substâncias introduzidas por uma injeção intravenosa.

Dados da OMS calculam que morrem anualmente 4,9 milhões pessoas em todo o mundo em decorrência do hábito de fumar. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes/ano são decorrentes do tabagismo e, segundo o Inca, o câncer de pulmão é a segunda causa de morte entre homens e mulheres, perdendo apenas para o câncer do estômago.

O PREÇO DO TRATAMENTO

Levantamento feito por pesquisadores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, afirma que o custo do tratamento para abandonar o vício de fumar custa, no Brasil, R$ 428,00 por pessoa - metade do orçamento SUS quando consideramos apenas 1 milhão de pessoas a cada ano em busca do tratamento. Já para pagar o tratamento das cinco principais doenças causadas pelo fumo – acidente vascular cerebral, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão e ataque cardíaco – o Sistema Único de Saúde gasta muito mais. Só em 2005 foram 15% do orçamento, cerca de R$ 1 bilhão anuais. Assim, é possível concluir que a queda do tabagismo também passa a ser uma questão vital para a sobrevivência do sistema de saúde no país.

Fonte: Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto

Nenhum comentário:

Postar um comentário