quinta-feira, 11 de março de 2010

O BRASIL COMEÇA A SE PREVENIR CONTRA O INFLUENZA " A " (H1N1)


A campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1), quecomeçou nesta segunda-feira, 8 de março, em todo o país prossegue até o dia 21 de maio. No Ceará, a meta é vacinar 4.045.583 pessoas incluídas nos grupos prioritários para vacinação, de uma população total de 8 milhões 547 mil e.809 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Até o dia 19 de março serão vacinados os trabalhadores da rede de atenção básica à saúde e as populações indígenas. Além desses, os grupos prioritários para vacinação são as gestantes, a população com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, jovens de 20 a 29 anos, idosos com mais de 60 anos e adultos de 30 a 39 anos.

A recente decisão do Ministério da Saúde de incluir esse grupo populacional dentro das prioridades de vacinação contra a gripe pandêmica levou em conta que a faixa etária dos 30 aos 39 responde pelo maior número de internações hospitalares e mortes depois dos grupos já definidos anteriormente. A estrutura da campanha pretende atingir a meta mínima de vacinar 80% de cada grupo. Haverá 1.692 postos fixos no Estado e 30 mil trabalhadores envolvidos na campanha, com 4 milhões e 300 mil doses. Os grupos prioritários são: trabalhadores de saúde, população indígena,

No Ceará, dos sete óbitos confirmados desde o início da pandemia, em abril de 2009, dois estão nessa faixa dos 30 aos 39 anos (1 com 36 anos e 1 com 36 anos, que estava grávida). Dos cinco óbitos restantes, dois eram crianças (1 com 10 meses e 1 com 4 anos), duas gestantes (a que tinha 36 anos e 1 com 24 anos), 1 adulto com 29 anos e 1 idoso (62 anos). As datas de vacinação variam de acordo com cada grupo (ver tabela abaixo).

Como qualquer outro medicamento, a vacina não está livre de risco. Por isso, a Secretaria da Saúde do Estado lançou nota técnica chamando a atenção para os efeitos que as pessoas podem apresentar após a vacinação. Embora bastante restritas, a população precisa conhecer as contraindicações da vacina. Quem não pode ser vacinado contra a nova gripe: quem tem reação aos componentes da vacina da gripe comum, pessoas que estão com infecções graves e quem tem alergia à proteína do ovo.

Para atualizar e tirar ainda possíveis dúvidas sobre a vacina, nesta quarta-feira, 3 de março, profissionais da Sesa estarão em Sobral com chefes de imunização dos municípios da região Norte. A reunião será na Escola de Formação e Saúde da Família Visconde de Sabóia, na Jonh Sanford, 1320, bairro do Junco. Na quinta-feira, 4, o encontro ocorrerá em Juazeiro, na CRES, Rua das Flores, 942, Centro, com chefes de imunização dos municípios do Cariri. Na última segunda-feira, 1 de março, a preparação foi com os coordenadores dos municípios da macrorregião de Fortaleza.


Fonte: SESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário