quinta-feira, 11 de março de 2010

Você sabe o que é Hanseníase?

Hanseníase: é importante reconhecer seus sinais e sintomas, o quanto mais precoce possível para evitar seqüelas indesejáveis.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada por uma bactéria mycobacterium leprae. Ela tem uma evolução longa e pode se manifestar na pele com aspecto de manchas brancas, que apresentam alteração da sensibilidade (o paciente sente a pela adormecida).

A doença também afeta os nervos periféricos dando sensação de choque dormência, e pode vir acompanhada de caroços pelo corpo, inchaço nas pernas e nas mãos, perda da força nos músculos inervados pelos nervos afetados e alteração de aneutrofia das mãos (mão magra e alteração dos dedos formando garra). É importante que para qualquer desses sintomas, você procure o serviço de saúde mais próximo.

Como se transmite hanseníase?
A transmissão é feita pela via de eliminação do bacilo através das vias aéreas superiores (trato respiratório através da fala ou através do espirro).

E quem transmite a hanseníase?
Existem duas formas de hanseníase que não transmitem a doença, chamadas paucibacilares. E duas formas de hanseníase que são responsáveis pela transmissão, conhecidas como multibacilares.

Quem pode pegar hanseníase?
Apesar da contaminação ser bastante freqüente, sabe-se que apenas 10% da população contrai a doença. Ou seja, hoje com os estudos mais avançados, sabemos que depende da genética do paciente.

Em que faixa etária aparece a hanseníase?
A hanseníase atinge todas as idades e ambos os sexos.

Como eu posso saber que estou com hanseníase?
É importante que quando você for tomar banho sempre esteja atento às lesões de pele. Se você encontrar alguma lesão, veja se está com alteração de sensibilidade. Em caso de dúvida, é bom procurar o seu dermatologista. Outra coisa importante é reparar se você está sentindo alguma queixa neurológica, como por exemplo: dormência nos pés e nas mãos ou dor nas areas dos nervos. Nesse caso deve seguir a mesma orientação da lesão dermatológica, procurando um neurologista.

Existem exames para detectar a hanseníase?
Sim. Existem exames que são tradicionalmente utilizados pelos médicos para elucidar o diagnóstico. É só você procurar o posto de saúde e será orientado.

E se eu tiver hanseníase? O que devo fazer?
Não fique preocupado, a hanseníase tem cura. É só procurar o dermatologista e ele vai lhe orientar e iniciar o seu tratamento, oferecido gratuitamente nos postos de saúde.

Os medicamentos causam mal? Tenho medo de tomá-los!
Não tenha medo não. As medicações realizadas são remédios simples e que são utilizados para outras doenças.

Mas o tratamento é demorado?
Atualmente, a medicação utilizada é a chamada poliquimioterapia. Dependendo da forma da hanseníase, você pode fazer o tratamento durante seis meses ou até 12 meses. Veja só como o tempo é curto!

Se tiver alguém na minha casa com a doença, o que faço? Separo tudo?
Não. Você tem que acompanhar o seu parente ao posto de saúde para receber informações sobre a forma de hanseníase do paciente. É importante você cooperar no tratamento, dando força para que ele e não o abandone antes do término. É bobagem afastar os utensílios, pois quinze dias após a primeira dose do tratamento o paciente deixa de contaminar.

E o que eu faço? Tem alguma solução para mim? Eu não estou contaminado?
Por isso é importante você acompanhar o seu parente nas primeiras consultas, para receber informações corretas e ser examinada (o médico vai olhar sua pele como também examinar seus nervos periféricos). Caso você não tenha nenhum sinal e sintoma da doença, você vai receber no posto de saúde a vacina de BCG, dada a todos os comunicantes dos pacientes.

Por: Dr. José Augusto da Costa Nery
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário