Os jogadores do Fortaleza e do Ceará vão entrar em campo neste domingo, 30, no estádio Castelão, carregando faixas que alertam o público esperado de 35 mil torcedores para cuidados básicos com a dengue, uma mobilização das secretarias estaduais da Saúde e do Esporte. Nas faixas está escrito “Lave e tampe as caixas d`´agua. Previna a dengue”. No Ceará, o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, são encontrados em caixas d`água. Em outra faixa a mensagem para uma ação de consciência sanitária é clara: ¨nunca deixe lixo nas ruas¨. No lixo ficam acumulados copos descartáveis, tampinhas de refrigerantes, garrafas e outros depósitos que são um risco para a proliferação do mosquito.
Nas arquibancadas uma faixa ainda maior chama a atenção para uma ação coletiva de combate à doença, trazendo a mais nova campanha do Ministério da Saúde, com o tema “Dengue: se você agir, podemos prevenir”. O placar, repetidamente, vai exibir dicas de prevenção. Assim, os torcedores sairão mobilizados do Castelão para em casa, na escola, no trabalho, na igreja, comunidade evitar que o mosquito se multiplique e reduzir o risco de epidemia no Ceará. Segundo indicadores do Ministério da Saúde, o Ceará e mais 15 Estados estão com risco muito alto de registrar epidemias de dengue neste ano.
Não é a primeira vez que a Sesa faz mobilização contra a dengue dentro do Castelão. Há dois meses, no jogo Ceará X Atlético Paranaense, pelo campeonato brasileiro, o estádio também foi tomado por uma ação de saúde, com o objetivo de despertar nas torcidas consciência coletiva e sanitária no combate à dengue. A ideia de repetir a mobilização, reforçando as mensagens de prevenção entre jogadores e torcedores, surgiu durante reunião feita pela Sesa com a participação de representantes de nove órgãos do governo do Estado, na última terça-feira, 25.
Fonte: SESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário