sábado, 12 de fevereiro de 2011

Criança com febre? Pode ser dengue!

Febre é um dos principais motivos para se levar uma criança ao pronto-socorro. Muitas vezes o diagnóstico é simplesmente "virose", o que significa dar medicamentos para aliviar os sintomas e aguardar que o sistema imune resolva a infecção. Acontece que muitas desses viroses são, na verdade, dengue, o que exige dos pais alguns cuidados para evitar o pior.

Os sintomas clássicos de dengue são muito úteis para o diagnóstico de febre em adultos, mas não em crianças. Em 2005, pesquisadores de Minas Gerais avaliaram 117 crianças com febre de menos de 7 dias de duração, e descobriram que os critérios diagnósticos da Organização Mundial de Saúde só detectam 2 em cada 3 casos de dengue em crianças com 5 anos de idade ou mais. Para as crianças com até 4 anos de idade, a sensibilidade dos critérios diagnósticos é ainda pior: apenas 37,5% dos casos foram detectados.

Reconhecendo essas e outras particularidades, o Ministério da Saúde publicou esse ano um manual de diagnóstico e tratamento de dengue específico para crianças. Apesar de manter os critérios diagnósticos clássicos, recomendou que também se considere a possibilidade de dengue em crianças com febre mas sem sintomas que apontem para infecções respiratórias ou outras doenças.

De fato, sintomas como coriza (nariz escorrendo), tosse e dor de garganta tornam o diagnóstico de dengue muito pouco provável. Por outro lado, existe um sintoma clássico da dengue que realmente ajuda no diagnóstico mesmo em crianças, apesar de não estar sempre presente. É uma manifestação na pele, a qual fica coberta de pontos vermelhos. Infelizmente, somente os médicos sabem reconhecer essa manifestação de forma confiável. De qualquer forma, com a vacinação contra sarampo e rubéola, a dengue é cada vez mais a principal doença que causa febre e vermelhidão na pele.

A essa altura você deve estar pensando em o que fazer, na prática, quando sua criança estiver com febre. Cada caso é um caso, mas de uma forma geral você deve fazer o seguinte:

•Se a criança só está com febre, e nada mais, é melhor dar paracetamol e aguardar até a febre completar 1 a 2 dias de duração antes de levar ao médico. Existe uma grande chance da criança começar a apresentar sintomas clássicos de gripe ou diarreia, e nesses casos os pais muitas vezes já sabem o que fazer.

•Se o médico não souber qual doença está causando a febre, é possível que seja dengue. Confira sempre se a urina está clara (o que indica boa hidratação) e volte ao médico se houver qualquer piora ou sintoma novo.

•Se a febre diminuir ou acabar, mas a criança começar a apresentar outros sintomas, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Os casos graves de dengue se revelam principalmente a partir do 4º dia, quando a febre começa a ceder. E nas crianças, a piora acontece ainda mais rápido que nos adultos.

Repito que essas são recomendações gerais, e não substituem uma consulta médica. Em caso de dúvida, leve a criança ao pronto-socorro assim que puder.

Leonardo Fontenelle
Médico de família e comunidade graduado pela UFES e especializado (residência médica) no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto. Fazendo mestrado em Saúde na Comunidade, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.Médico de família e comunidade graduado pela UFES e especializado (residência médica) no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto. Fazendo mestrado em Saúde na Comunidade, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Banco de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário