domingo, 4 de dezembro de 2011

H1N1: registro de casos novos em Pedra Branca é menor nos últimos 3 dias

No último dia 25, quando foi confirmada a circulação do vírus H1N1 em Pedra Branca, no Sertão Central, a partir da coleta de material em pacientes, havia 91 casos suspeitos. No dia 26 o número de casos notificados passou para 284, registrando 193 novos casos. No dia 28, mais 144 casos novos foram notificados. No dia 29 começou a desaceleração do ritmo de crescimento da doença no município, com o registro de 52 novos casos. Na quinta-feira, 1º de dezembro, o nível de notificações se manteve estável, com 54 novos casos. Nesta sexta-feira, 2, o número de casos novos notificados também ficou em 54.

"A nossa previsão era de perda de força do surto a partir das medidas de prevenção e controle adotadas pela Secretaria da Saúde do Estado em conjunto com a Secretaria da Saúde de Pedra Branca", afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos durante reunião na manhã desta sexta-feira do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza. Ele destacou que "está também dentro da expectativa e do plano de reforço de ações o registro de casos ali e acolá, mas não devem ocorrer na mesma proporção do surto em Pedra Branca".

A supervisora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Dina Cortez, observa que o único caso confirmado até agora da gripe A H1N1 fora de Pedra Branca, onde há a confirmação laboratorial de 14 casos, foi de 1 paciente em Quixadá, mas que teve origem da contaminação lá em Pedra Branca. O paciente esteve no município e quando retornou à Quixadá apresentou sintomas de tosse, coriza, febre. Ele foi medicado com tamiflu, medicamento antivriral que está sendo utilizado em todos os pacientes suspeitos.

Assim com o caso de Quixadá, todos os casos notificados tiveram relação com o município de Pedra Branca, origem do surto. A Sesa recebeu notificação de casos suspeitos nos municípios de Boa Viagem (24 casos), Acopiara (1 caso), Quixadá (3 casos) e Quixeramobim (1 caso). Em todos os casos suspeitos, os pacientes se recuperam bem.

Sesa-Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário