quinta-feira, 18 de março de 2010

Livro para quem quer ficar em forma com saúde e prazer

Sucesso de vendas em sua primeira edição (mais de 15 000 leitores já estão treinando com as orientações do livro), o Programa de Caminhada e Corrida, lançado pela SAÚDE!, da Editora Abril, escrito pelo renomado e preparador físico preferido das celebridades, Marcos Paulo Reis ao lado dos triatletas Emerson Gomes e Fabio Rosa, ganha sua segunda edição, revisada e atualizada, com o que há de mais moderno quando o assunto é preparação física para amadores.

O livro é um guia completo, simples e objetivo, que ensina todos os passos de um treinamento de 16 semanas para quem pretende praticar caminhada esportiva e corrida com segurança e prazer. Ele apresenta planilhas detalhadas, dia após dia, que podem ser seguidas por homens e mulheres de todas as idades. Também traz dicas de alimentação e escolha do melhor tênis para os diferentes tipos de pisada:

Abaixo, seguem alguns trechos do livro com dicas básicas e bem valiosas para quem quer começar a atividade física:

Qual é a melhor alimentação para quem treina durante o dia?

"Para quem treina pela manhã, o melhor é investir em um desjejum leve antes de queimar o solado do tênis. Um sugestão de cardápio: suco de fruta, torrada de pão integral com geléia e ricota. Saia de casa munido de garrafa de água porque é importante se manter hidratado. Depois do treinamento, aí sim tome um bom café da manhã, que pode incluir pão integral, queijo branco, suco de fruta e iorgute, de preferência desnatado".

DICA

"É imprescindível tomar café da manhã. Quando acordamos os níveis de glicose, estão lá em baixo. É algo para esportistas ou não. Após o exercício físico, tudo vai depender do seu treino. Priorize os carboidratos se a atividade enfatizar exercícios aeróbicos. Por outro lado, após levantar pesos, invista em proteínas".

Qual o melhor tênis para a caminhada ou corrida? Depende de quais fatores?

"Modelos de tênis não faltam no mercado para todos os pés e pisadas. Um par dura entre 400 e 500k em média. Mas ele não será tão longevo se for usado diariamente. Para escolher corretamente o tênis é necessário se ater a alguns detalhes: primeiro é procurar uma loja especializada, pois muitas já contam com testes, como os que filmam os pés descalçados. Eles auxiliam a identificar o tipo de pé e a forma da pisada. E isso pode ser fundamental para evitar problemas futuros.Existem tênis específicos para os seguintes tipos de pé: pé chato ou plano, pé cavo e pé neutro. A maneira de pisar é outro ponto a ser considerado. Há basicamente três pisadas: pronador, supinador, neutro".

DICAS:

- "O tênis deve também ser meio número maior do que se usa. Além do conforto, evita o atrito com as unhas dos pés e ainda um tênis mais folgado não terá o seu formato alterado se o indivíduo optar por usar meias grossas.

- Checar o sistema de amortecimento, responsável por absorver o impacto. Ele deve ser mais eficiente para indivíduos que estão acima do peso.

- Quantos mais pontos do pé tocarem o calçado, mais equilibrada será a distribuição do peso. Assim, não haverá sobrecarga em nenhuma região da planta dos pés.

- A porção do calcanhar precisa ser um pouco mais elevada do que a da ponta para favorecer os movimentos de deslocamento, poupando tornozelos, joelhos e coluna.

- A parte superior do tênis, o cabedal - que ajuda a dar estabilidade - tem de promover uma boa ventilação, pois os pés transpiram muito durante o exercício".

Sobre o autor:

Marcos Paulo Reis, natural de Niterói , no Rio de Janeiro, é formado em Educação Física, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi técnico da seleção brasileira de triatlo nas Olimpíadas de Atenas e Sydney e dos Jogos Pan Americanos de Winnipeg e Mar del Plata. É dos um dos preconizadores da assessoria para orientação de atletas amadores e trabalha com diversas personalidades como, Daniela Cicarelli, João Paulo Diniz, o VJ Thunderbird, o piloto Toni Canaan e a apresentadora Patrícia Maldonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário