quinta-feira, 18 de março de 2010

Secretário João Ananias inaugura nova emergência do hospital-polo Eduardo Dias

O secretário da saúde do Estado, João Ananias, inaugura no dia 31 de março, às 9 horas, a primeira etapa das obras de ampliação do Hospital Eduardo Dias, em Aracati. A nova emergência do hospital, uma área de 642 metros quadrados, tem setores de acolhimento, agendamento de consultas, consultórios e sala de observação. A obra foi construída com recursos do Tesouro do Estado, no valor de R$ 420 mil, alocadas no Plano de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Estado - MAPP da Saúde.

Hospital-pólo da 7ª microrregião de saúde, o Hospital Eduardo Dias é referência para assistência de média complexidade para uma população de 160 mil habitantes dos municípios de Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba e Aracati. Municipalizado em 2004, o hospital pertencia à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). É a primeira ampliação e reforma desde a fundação, há 38 anos.

As obras vão continuar. Para a segunda etapa de ampliação do hospital Eduardo Dias, as obras serão licitadas já no mês de abril. Com mais essa ampliação, o hospital passará a contar com o centro de imagens equipado com um tomógrafo fornecido pelo Ministério da Saúde e aparelho raio X de última geração, garantido pelo Governo do Estado. Com as obras, o hospital-pólo vai melhorar a assistência de média complexidade na região, aumentando a capacidade de atendimento e evitando transferências de pacientes para a capital.

Mais quatro hospitais-polo foram ampliados e reformados. No início deste mês, o secretário João Ananias inaugurou as novas instalações da emergência, laboratório e do setor de nutrição do hospital-pólo Santa Isabel, em Aracoiaba. Em Tauá, no Hospital-pólo Alberto Feitosa Lima, foram realizadas obras no centro de parto. Em Quixeramobim, a emergência do Hospital Dr. Pontes Neto ficou ampliada e nova. Em Limoeiro do Norte, o hospital-pólo Deoclécio Lima Verde, também está com uma nova emergência. Para a realização das obras dos cinco hospitais-pólo, o Governo investiu, em recursos do Tesouro Estadual, 1 milhão e 765 mil reais.

Hospitais-pólo são uma estratégia da Sesa, com hospitais públicos e filantrópicos, para reforçar a assistência à saúde da população na média complexidade e atenção secundária.Tudo para ampliar e melhorar a assistência na região, reduzindo deslocamento de pacientes para Fortaleza. Por mês, a Secretaria da Saúde do Estado libera, através de convênios, 3 milhões e 825 mil reais para 34 hospitais-pólo. Os recursos são exclusivamente do Tesouro do Estado.

Fonte: SESA - CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário