quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Desfibrilhador combinado duas vezes mais eficaz nas mulheres

Aparelho estimula aurícula direita e ventrículos de forma sincronizada

A colocação de um desfibrilhador combinado com uma ressincronização por impulsos eléctricos é duas vezes mais eficaz nas mulheres para impedir a insuficiência do coração ou a morte, segundo um estudo hoje publicado.
CRT-D para insuficiência cardíaca
“Os resultados da nossa análise são surpreendentes e muito importantes, porque se trata do único tratamento cardíaco que é claramente mais eficaz nas mulheres do que nos homens”, afirma o cardiologista Arthur Mossa, coordenador da investigação.

Os investigadores analisaram os resultados de um ensaio clínico publicado em 2009, no New Englando Journal of Medicine, feito em 1820 pessoas nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa

Este estudo de quatro anos compara a eficiência de um desfibrilhador implantado com um pequeno aparelho que envia impulsos eléctricos ao coração para estimular a aurícula direita e os ventrículos de forma coordenada e sincronizada.

Esta nova abordagem de tratamento para a insuficiência cardíaca é denominada CRT-D (ressincronização cardíaca com desfibrilhação).

A análise comparativa hoje publicada no «Journal of the American Medical Association» mostra que esta abordagem permite reduzir a incidência de insuficiências cardíacas de 70 por cento das mulheres contra 35 por cento nos homens. A taxa de mortalidade diminuiu mesmo 72 por cento no caso das mulheres.

Entre as principais razões para explicar esta diferença, os investigadores referem que as mulheres sofrem com mais frequência de doenças cardíacas não isquémicas, enquanto nos homens são mais comuns doenças isquémicas que provocam o retraimento das artérias.

Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário