quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novo tipo de mosquito pode dificultar combate à malária


Cientistas acreditam que insecto é recente em termos evolutivos

Cientistas franceses encontraram um tipo de mosquito até agora desconhecido que pode dificultar o combate à malária. Os insectos foram recolhidos em lagos de Burkina Faso, no oeste africano, e identificados como um subtipo da espécie Anopheles gambiae.

De acordo com os investigadores, há grande probabilidade de o mosquito hospedar o parasita da malária, sendo que, por se instalar fora das casas, o controlo torna-se mais difícil.

Ken Vermick, do Centro Nacional de Investigação Científica de França, referiu que não foi possível quantificar os casos de malária causados por esta sub-espécie, mas que ficou evidente que estes mosquitos têm uma "excepcional preferência por sangue humano e são abundantes na população", pelo que é “improvável que sejam inofensivos”.

Num estudo publicado na revista "Science", a equipa francesa explica que o insecto recém-identificado, apelidado de Goundry (nome de uma aldeia próxima da área da descoberta), não se assemelha com nada visto até agora. Tal se deve ao facto de geralmente os mosquitos estudados serem capturados dentro de residências, onde é mais fácil apanhá-los. "Alguns estudos ao longo dos anos sugerem que a população de vectores não estava só em interiores", sublinhou Vernick, explicando por que motivo a sua equipa decidiu capturar insectos no exterior.

Após localizarem o novo subtipo, os investigadores desenvolveram novos indivíduos em laboratório e descobriram que o mosquito é mais susceptível ao parasita da malária do que os tipos que vivem dentro das casas. Isso sugere que o Goundry pode ser bastante recente em termos evolutivos, segundo Vernick, e que talvez tenha evoluído para se adaptar ao ambiente externo de forma a resistir a insecticidas e mosquiteiros, por exemplo.

Cência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário